x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 2.399

Comodato // Doação

RENAN HENRIQUE LAZARI

Renan Henrique Lazari

Bronze DIVISÃO 2, Analista Custos
há 11 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 15:02

Amigos, boa tarde!
Sou formado em ciências contábeis, no entanto, há dois anos parti para uma nova experiência como Auditor Interno, por isso, estou um pouco "enferrujado" nos assuntos.

Preciso de um auxílio de vocês.
A empresa em que eu trabalho faz concessão de máquinas à título de COMODATO para alguns clientes (Remessa: 5.908 // 6.908). Com o passar do tempo, essas máquinas viram "sucata", não são útei para a empresa. Neste caso a empresa que trabalho, faz uma DOAÇÃO (5.910 // 6.910) destas máquinas para o cliente.

A pergunta é:
É, obrigatóriamente, necessário que o cliente emita uma NF de devolução do comodato para fechar a operação (com o CFOP 5.909)?

Desde já, muito obrigado pela colaboração!


Renan

Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe!!!
Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 11 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 15:30

Boa tarde, Renan !

Sim, se faz necessário, já que entende-se que esse bem não está em poder da sua empresa.
sendo;
Retorno CFOP 5909: "Devolução de bem do Ativo Imobilizado recebido em comodato -Não-Incidente na forma do art. 7º, X do Decreto nº 45490/2000 (RICMS/SP)".

att..

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"
RENAN HENRIQUE LAZARI

Renan Henrique Lazari

Bronze DIVISÃO 2, Analista Custos
há 11 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 15:39

Olá Valedemir, obrigado pela resposta!

Então, o negócio é meio que complicado, pois, se nos basearmos no regulamento do ICMS, o fato gerador da NF é a circulação do bem (que no caso não há).