x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 1.759

Vanessa Soares

Vanessa Soares

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 11:29

Bom dia...

Gostaria de pedir ajuda, pois estou tendo muita dificuldade para entender como usar CFOP e ST.
Trabalho como caixa numa loja de Ferramentas e Máquinas, e eu mesma gero as NF's, Porém nunca sei o que devo utilizar. Pensava que era :

São Paulo CFOP 5.102 ST 101 (Jurídica)
São Paulo CFOP 5.102 ST 102 (Física)

MG/RS/SE CFOP 6.404 ST 202 (Jurídico, para revender)
MG/RS/SE CFOP 6.108 ST 102 (Físico, ou consumo final)

Outros Est. CFOP 6.102 ST 101 (Jurídico)
Outros Est. CFOP 6.108 ST 102 (Físico)

Pensei que era sempre igual. Mas agora descobri que tudo depende da forma o qual recebi a mercadoria.
É isso mesmo ? Preciso então saber como a mercadoria entrou para depois poder gerar a de venda.

Lembrando que eu só gero NF's de venda !

Por gentileza, gostaria realmente de entender como tudo funciona, pois estou me sentindo completamente perdida, e nem meu contador sabe explicar, na verdade sempre que falo com ele, fico mais confusa.

Desde já agradeço pela atenção.

Att.

Vanessa.




Douglas Adolpho

Douglas Adolpho

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 12:06

Boa tarde Vanessa seja bem vinda ao Fórum.

Os procedimentos acima estão corretos, somente o CFOP 6404 você utiliza o CSOSN 500.

Toda nota fiscal de venda depende da sua compra, vamos dar um exemplo o CFOP 6404 é quando você vende a mercadoria para uma pessoa fisica ou não contribuinte de ICMS, quando a mercadoria foi paga a ST na compra.

Nessas vendas para fora do estado, você sempre verifica se tem ou não convenio ou protocolo com o estado de SP para ver se paga a ST ou não. Caso pague você utiliza o CFOP 6403 e CSOSN 201. Caso não você vende com o CFOP 6102 e CSOSN 101

O CSOSN 102 é somente quando vende para não contribuinte ou pessoa fisica

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.