x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 9.085

CFOP Mov. Interna de Insumos para industrialização

Vinícius Luna

Vinícius Luna

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 28 agosto 2012 | 18:08

Adquirimos insumos diversos, provenientes de diversos estados. Uma vez no estoque da empresa, os insumos são destinados ao setor de produção que leva algo em torno de 15 dias para concluir a industrialização.

No momento da saída dos insumos do estoque para o setor de produção, preciso dar baixa do mesmo em meu estoque, mas não sei qual CFOP utilizar e se existe alguma espécie de documento fiscal a ser gerado.

Para as perdas no processo, sei que tem o CFOP 5.927.

Tem algum para industrialização no próprio estabelecimento?
Tenho que emitir nota fiscal disso?

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Joao 3:16
THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 28 agosto 2012 | 19:31

Boa Noite tem estes:

5.902
Retorno de mercadoria utilizada na industrialização por encomenda
Classificam-se neste código as remessas, pelo estabelecimento industrializador, dos insumos recebidos para industrialização e incorporados ao produto final, por encomenda de outra empresa ou de outro estabelecimento da mesma empresa. O valor dos insumos nesta operação deverá ser igual ao valor dos insumos recebidos para industrialização.

5.903
Retorno de mercadoria recebida para industrialização e não aplicada no referido processo
Classificam-se neste código as remessas em devolução de insumos recebidos para industrialização e não aplicados no referido processo.

5.924
Remessa para industrialização por conta e ordem do adquirente da mercadoria, quando esta não transitar pelo estabelecimento do adquirente
Classificam-se neste código as saídas de insumos com destino a estabelecimento industrializador, para serem industrializados por conta e ordem do adquirente, nas hipóteses em que os insumos não tenham transitado pelo estabelecimento do adquirente dos mesmos.

5.925
Retorno de mercadoria recebida para industrialização por conta e ordem do adquirente da mercadoria, quando aquela não transitar pelo estabelecimento do adquirente
Classificam-se neste código as remessas, pelo estabelecimento industrializador, dos insumos recebidos, por conta e ordem do adquirente, para industrialização e incorporados ao produto final, nas hipóteses em que os insumos não tenham transitado pelo estabelecimento do adquirente. O valor dos insumos nesta operação deverá ser igual ao valor dos insumos recebidos para industrialização.

Espero ter ajudado.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
Gleison Rodrigues

Gleison Rodrigues

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 28 agosto 2012 | 20:11

Caro Vinicius Pereira Luna

Vejamos: se sua empresa adquiriu insumos de produção é provável que esta foi recebida com a nota fiscal ref a aquisição, certo?

Desa forma você terá de efetuar a entrada desta nota fiscal. No momento da entrada você deverá efetuar os lançamentos que naturalmente essas mercadoria irá entrar no seu estoque de insumos.

Sendo assim quando houver a retida do estoque para a produção, o que deve ser feito é um controle interno por ex. uma requisição de material para ter o devido controle de seu estoque e do consumo dos materiais.

Não há necessidade de emitir documento fiscal quando retiramos insumos (ou qualquer outra mercadoria) do estoque para levar a produção. Salvo caso em que o seu almoxarifado ou deposito esteja situado em outro canto da cidade ou coisa parecida.

Se este for o seu caso poste novamente.

Atenciosamente
Gleison Rodrigues
‘Fica Sempre um pouco de perfume
nas mãos que oferecem flores’

Vinícius Luna

Vinícius Luna

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2012 | 15:37

Olá Gleison Rodrigues,

Obrigado pela resposta, foi esclarecedora e correta quantos aos procedimentos.

O que você explicou está de acordo com os fatos e bate com os meus conhecimentos, somente vou ter que discutir isso agora com a software house que insiste que eu emita uma nota.

Obrigado.

Vinícius P. Luna

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Joao 3:16

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.