x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.142

Comissão sobre o preço líquido

Juliano Borba

Juliano Borba

Iniciante DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 12 anos Sábado | 1 setembro 2012 | 17:41

Boa tarde, Sras. e Srs. estou com dificuldades em apresentar uma planilha a minha gerente com relação a comissão devida a mim sem os impostos. Por exemplo, se vendo no mês R$ 100.000,00 (bruto), necessito retirar deste valor, o icms (18%) e os impostos de lucro real (5,93%). O problema se encontra no fato de que alguns produtos vendidos, a empresa se creditar do icms do fornecedor (10%) na compra. A pergunta é, quando inserir este crédito (novamente) e sobre qual valor ele inscide? Sou leigo no assunto e minha comissão está parada em decorrência de não ter noção de como isso fazer, só para informação a comissão é sobre o preço líquido e no valor de 0,5%. Agradeço a atenção.
Att.
Juliano B.

Lucas Teles

Lucas Teles

Prata DIVISÃO 3
há 12 anos Segunda-Feira | 3 setembro 2012 | 11:49

Oi Luciano,

O Crédito deve ser abatido no valor à pagar do imposto.

Ex: O produto vendido é de R$ 100,00. Nesse casse caso o ICMS devido (18%) seria de R$ 18,00.

Agora suponha que a empresa tenha um crédito de R$ 10,00. O saldo à pagar seria de R$ 8,00 (D 18,00 - C 10,00).

Dessa forma, o valor líquido (fora os impostos federais) do produto seria de R$ 92,00 (VP 100,00 - ICMS 8,00), e sua comissão seria calculada sobre esse valor (R$ 92,00).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.