x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 1.574

Impostos para MEI

Agnaldo Henrique dos Reis

Agnaldo Henrique dos Reis

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Domingo | 2 setembro 2012 | 03:23

Abri a empresa como MEI (Comércio varejista de suprimentos de informática / Serviços de reparação de suprimentos de informática). Tenho várias dúvidas:

1. Se emitir nota fiscal em papel, preciso pagar um contador para contabilizar as notas? No caso da NFe, eu preciso comprar um certificado digital?

2. Aparentemente parece ser grátis a emissão de nota fiscal avulsa pelo site da receita (tirando o fato de que deve ser necessário comprar um certificado digital). Há algum limite para emissão desse tipo de nota? Há cobrança?

3. Nas compras de produtos de SP para MG (PJ para PJ), em média, quanto eu pagarei de imposto adicional? Ou é somente o DAS (R$ 37,10) que é cobrado?

4. Antes de formalizar (como pessoa física), comprei vários produtos e deixei em estoque. É possível vender esses produtos como pessoa jurídica e emitir nota fiscal como tal? Nesse caso, como seria a nota de entrada, a própria nota fiscal que tenho como pessoa física?

5. Uma empresa tem os todos os critérios necessários para funcionar como MEI. Para mudar de microempresa (com um sócio, não sei o nome correto), para MEI , qual é o processo? O contador disse a um amigo que é necessário esperar até janeiro. Já que ele cobra bem mais barato de MEI é assim mesmo ou ele está querendo tentar manter o cliente pagando mais caro até o final do ano?

Carlos Alberto Barbosa Muller

Carlos Alberto Barbosa Muller

Prata DIVISÃO 4, Proprietário(a)
há 11 anos Domingo | 2 setembro 2012 | 12:41

Boa tarde Agnaldo.

1. Se emitir nota fiscal em papel, preciso pagar um contador para contabilizar as notas? No caso da NFe, eu preciso comprar um certificado digital?
1a) Não há necessidade de contratar um contador para contabilizar as NF. O que voce precisa é todo mes preencher o demonstrativo do MEI. Embora, uma assistencia contabil nunca é demais.
1B) Não precisa comprar certificado digital paa emitir NF. No portal da Secretaria da Fazenda Estadual voce consegue emitir NF-e de Venda a Consumidor.

2. Aparentemente parece ser grátis a emissão de nota fiscal avulsa pelo site da receita (tirando o fato de que deve ser necessário comprar um certificado digital) . Há algum limite para emissão desse tipo de nota? Há cobrança?
2) Voce não pode emitir mais de R$ 5.000,00 por mês.

3. Nas compras de produtos de SP para MG (PJ para PJ), em média, quanto eu pagarei de imposto adicional? Ou é somente o DAS (R$ 37,10) que é cobrado?
3) Somente o DAS.

4. Antes de formalizar (como pessoa física), comprei vários produtos e deixei em estoque. É possível vender esses produtos como pessoa jurídica e emitir nota fiscal como tal? Nesse caso, como seria a nota de entrada, a própria nota fiscal que tenho como pessoa física?
4) Pode vender sem problema algum. A NF de entrada sera a propria NF que tem como pessoa fisica.

5. Uma empresa tem os todos os critérios necessários para funcionar como MEI. Para mudar de microempresa (com um sócio, não sei o nome correto), para MEI , qual é o processo? O contador disse a um amigo que é necessário esperar até janeiro. Já que ele cobra bem mais barato de MEI é assim mesmo ou ele está querendo tentar manter o cliente pagando mais caro até o final do ano?
5) Sociedade não pode ser MEI.

Atenciosamente,

Carlos Muller

MULLER - Assessoria Contabil e Sistemas
Rua Clara Camarão, 549 - Jd Amazonas
13044-390 - Campinas - SP
Fone:(19)2121-2593 - Cel:(19)8142-8004
Agnaldo Henrique dos Reis

Agnaldo Henrique dos Reis

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 4 setembro 2012 | 13:30

Carlos, muito obrigado pelas informações. Foram de grande valor.

Em relação a empresa com um sócio, a sociedade será desfeita primeiramente e depois transferirá o tipo para MEI.

Você disse que não é necessário certificado digital. Tentei acessar esse site para emitir notas fiscais:
www2.fazenda.mg.gov.br

Não sei se é o site correto. Depois de colocar os dados como MEI, venda, etc, usando vários navegadores, não consigo acessar as seguintes abas da nota:
. Dados Produtos/Serviços
. Transporte
. Dados Adicionais

Você saberia me informar o motivo?

Como não tenho certificado, eu posso usar o software Emissor gratuito de Nota Fiscal Eletrônica sem problemas?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.