x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 2.220

Devolução Materia Prima Consumida

Karl Heinz Fischer

Karl Heinz Fischer

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Custos
há 12 anos Terça-Feira | 4 setembro 2012 | 09:12

Somo industrial que compra mátéria prima (aço); produz e venda a outra empresa que faz montagem.

Um dos nosso problemas é Defeito de Fabricação em função da Matéria Prima.
Como proceder com uma Devolução de Materia Prima Processada e ao final do processo apresente problemas de produção em função da matéria prima?

1) Compramos Matéria Prima que é feito avaliação básica;
2) Consumimos MP na Produção, entra em Elaboração;
3) Produto acabado é refugado por problema Matéria Prima;
4) Não tenho mais Matéria Prima mas o produto transformado;
5) Como devolver por culpa do fornecedor? E os Impostos?

Outra situação:
a) Vendemos produto, nosso cliente detecta problema;
b) Recebemos devolução do nosso cliente;
c) Detectato motivo problema de matéria prima;
d) Como repassar custo ao nosso fornecedor?
e) Como devolver um produto não não temos mais. Temos o produto acabado não mais matéria prima?

f) Sou obrigado informar a NF que usei para comprar?
g) Por quanto tempo posso fazer uma devolução: Exemplo eu comprei MP uns 6 meses, depois de usar percebi problema. Posso devolver? e os impostos?

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 4 setembro 2012 | 10:35

Bom dia Karl Heinz!

Na área fiscal e contábil, a devolução pode ser feita na forma original da aquisição, se houve transformação para produto é outra história.

Emitindo a nota de devolução da materia prima de acordo com os dados da aquisição, deve ser abatido na base de cálculo dos impostos sobre faturamento e vai abater no lucro também.

Creio que até seria uma questão de pedir garantia na compra da matéria prima ao fornecedor e combinar uma forma de ressarcimento, já é uma questão comercial.

Resolver problemas de defeito no produto após fabricado creio que teria que ter um controle de qualidade, mas aí não teria nada a ver com com fornecedor da matéria prima, pois a matéria prima tem que ser conferida a qualidade na aquisição.

Talvez a troca de fornecedor ou alterar alguma coisa no processo produtivo para solucionar o problema.

Bom, aí já é apenas uma sugestão, pois na área fiscal não se pode devolver o produto após ser transformado.

Bom trabalho

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.