x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 1.205

Substituição Tributária

Gláucio Nascimento

Gláucio Nascimento

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2012 | 14:41

Prezados leitores, Boa tarde!

Tenho uma dúvida...

Estou conferindo todas as notas fiscais dos fornecedores de meus clientes, e muitos estão vindo com CFOP 5.102 e 6.102 sendo que o produto tem a Substituição Tributária, neste caso o que devo fazer?
Devo comunicar o fornecedor para enviar com a CFOP correta?

Um dos produtos é Gonzos (NCM 8302.10.00) o cliente é do PR e fornecedor também.

Outro produto seria Estabilizador (NCM 9032.89.11) o cliente é do PR e fornecedor também.


Se alguém puder me ajudar, ficarei muito agradecido...



Desde já agradeço a atenção de todos os leitores e auxiliadores deste fórum.


Atenciosamente,
Gláucio Nascimento.

Atenciosamente,
Gláucio Nascimento.
Cinthia Almeida

Cinthia Almeida

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2012 | 14:58

Boa Tarde!

Precisa verificar se o Estado de origem, tem esses produtos na relação que incidem Substituição Tributária.

Por exemplo: Posso comprar de SP uma mercadoria que não tenha Substituição Tributária lá e a mesma vira com o CFOP 6102.
Caso essa mercadoria tenha Substituição Tributária no Rio de Janeiro (Estado de destino), fica o adquirente obrigado a fazer o recolhimento por responsabilidade no momento da entrada da mercadoria.

E a venda deverá ser feita sem o destaque do ICMS, com CST: 060, com CFOP: 5405 ou 6404 que é um código específico para o imposto recolhido anteriormente.

Espero ter ajudado.

Gláucio Nascimento

Gláucio Nascimento

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2012 | 15:02

Cinthia Almeida,

Mas o produto está vindo do Paraná e vendendo para o Paraná, e no Paraná, este produto tem Substituição Tributária. ..

Então preciso saber se o fornecedor do fornecedor do meu cliente já comprou o produto em outro estado que talvez não tenha ST? é isso?


Atenciosamente,
Gláucio Nascimento.

Atenciosamente,
Gláucio Nascimento.
Cinthia Almeida

Cinthia Almeida

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2012 | 15:22

Se o fornecedor do seu cliente também é do Paraná, ele está emitindo a Nota Fiscal de forma incorreta e provavelmente não está recolhendo o imposto devido.
Esse tipo de operação, quando começa errada, faz com praticamente todas as operações posteriores estejam erradas também.

Gláucio Nascimento

Gláucio Nascimento

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2012 | 16:41

Entendi Cinthia Almeida, está respondido.

Assim sendo, terei que contatar o fornecedor para informar o acontecimento e fazer uma carta de correção com as devidas falhas...


Desde já agradeço a atenção.


Gláucio Nascimento.

Atenciosamente,
Gláucio Nascimento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.