x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 17.591

Terezinha Ramos

Terezinha Ramos

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 13 setembro 2012 | 11:31

Bom dia! Tenho uma farmacia, optante pelo Simples Nacional, e uso ECF/Redução Z gostaria de saber o seguinte, qdo meus produtos são Subst. Tributária na Redução Z eles devem sair no campo F1, os insentos em I1 e nos N1 o que devem sair? Produtos normais? Tipo prod. que na venda ainda tenho que pagar ICMS, pq não foi recolhido antecipadamente? com CFOP 5.102?

Cinthia Almeida

Cinthia Almeida

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 13 setembro 2012 | 11:34

Bom dia!

Os produtos com ST deverão sair no campo F1 e os demais produtos deverão sair no campo I1 (Isento) ou N1 (Não Incidência).

Nenhum dos seus produtos poderá sair, na condição de ICMS destacado (19%, 7%, 12%), pois sua empresa é optante pelo Simples Nacional e faz o recolhimento do ICMS, de forma diferenciada.

Alexsandro F G C

Alexsandro F G C

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 13 setembro 2012 | 15:39

Terezinha Ramos,
Verifique também a possibilidade de alguns produtos de farmácia, terem incidência monofásica. Nesse caso os impostos serão mais reduzidos ainda, para empresas do Simples Nacional. Atente também para o fato de realmente haver substituição dos produtos. Isso pode ser verificado nas notas de compras.

Como já comentado, as empresas do simples nacional pagam alíquotas de acordo com a faixa que se encontram (Baseada na Receita dos últimos 12 meses), porém para efeito de lançamento de tributação, não se espante ao ter registros como 17% e outros. Isso só ocorre no Cupom Fiscal, pois produtos tributados, em muitos casos, as ECF´s não reconhecem um campo específico para Empresas do Simples Nacional. Por isso precisam de alguma alíquota para apresentação no cupom fiscal.
Isso facilita o trabalho do contador, para uma eventual exclusão do simples. Para se verificar quanto a empresa deverá pagar após a exclusão, sobre o icms.

Tenho casos assim que faço a Escrita, porém no momento de fazer o lançamento do imposto, só se utiliza do valor da receita. Quem faz o processo de cálculo dos impostos e alíquotas é o site do DAS. Basta preencher com os dados corretos.
Sds

Alexsandro F.G.C.
Escrita Fiscal - Caldas Novas/GO

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.