x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 2.360

artigo 426-a ricms

JOÃO ALFREDO CAPUCCI

João Alfredo Capucci

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 17:19

boa tarde aos colegas do forum, desde cedinho hoje estou tentando resolver esse assunto, já vi quase tudo e nada, por isso peço ajuda aos colegas deste forum:
meu cliente é empresa atacadista do simples nacional aqui no estado de são paulo e está comprando oleo de soja refinado com ncm/sh 1507.9011, produto este que faz parte da cesta basica, o qual veio sem redução de base de cálculo de icms de um fabricante do estado de goias- regime RPA, e que não existe convenio e nem protocolo entre os dois estados, portanto tenho que recolher o icms-st na entrada no estado de são paulo.
sendo que este produto oleo de soja refinado tem redução de base de cálculo de icms aqui no estado de são paulo conf. anexo II, art. 39 do ricms/sp,
estou com dificuldades de calcular o icms-sp para recolher por ter redução de base de calculo interna aqui no estado de são paulo, desta forma faço o cálculo abaixo e peço aos colegas observar se o meu procedimento está correto ou não, no cálculo do icms-st para pagar:
valor da mercadoria total = 15.400,00
iva-st original - 15,63% = 17.807,02
icms de 18% aliquota interna de são paulo = 3.205,26
icms da nota de compra aliquota de goias 12% = 1.848,00
total do icms a pagar = 1.357,26

obs: não considerei a redução da base de calculo prevista no anexo II, artigo 39 do ricms/sp no calculo do icms a pagar.

grato.alfredo

ALFREDO
Gilmar Ferreira Cordeiro

Gilmar Ferreira Cordeiro

Ouro DIVISÃO 1, Analista Tributos
há 11 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 18:21

João, boa tarde.

No artigo 39 menciona que a redução da base de cálculo para 12% é concedida ao industrial ou atacadista. Desta forma, a alíquota a ser utilizada como alíquota interna é de 18% e, consequentemente, ajusta o MVA.

Teremos:

Mercadoria = $ 15.400,00
IVA Ajustado = 24,09%
Álíquota 18%
Valor bruto ICMS ST = R$ 3.439,77
ICMS NF = 1.848,00

ICMS ST a pagar = 1.591,77

Atenciosamente,

Gilmar Cordeiro
FABRÍCIO CAETANO MORAES

Fabrício Caetano Moraes

Ouro DIVISÃO 1, Analista Financeiro
há 11 anos Terça-Feira | 2 julho 2013 | 17:53

Olá, boa tarde




Desculpem a ousadia, mais estou "ressuscitando" este tópico por um motivo, gostaria de entender melhor o que é o IVA, como se acha o IVA de uma determinada operação e também como foi encontrado o IVA ajustado na operação descrita acima.

Peço desculpas pela ignorância e desde já agradeço!

"Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;"

Provérbios 3:13



Tecnólogo em Gestão Financeira
Pós-Graduado em Direito Tributário em Contabilidade


Atividades: Consultoria Financeira, de Custos e Gestão Fiscal/Tributária

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.