x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.287

estoque com valor superior ao real

viviane dias dos reis

Viviane Dias dos Reis

Iniciante DIVISÃO 5, Gerente Administrativo
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 09:57

Bom dia, alguém pode me ajudar? estou a pouco tempo na empresa, e o contador hj me ligou que está fazendo o inventário de 2011, e segundo ele o estoque encontra-se num valor muito alto e que está errado, que é pra eu acertar, mas como não estava aqui, não sei o que pode ter acontecido, Segundo a empresa de software eu devo voltar o computador pra data de 2011 e tirar uma nota de saída complementar como outras saídas para acertar isso e baixar o estoque, estou com receio de fazer isso e não estar certo e o dono da empresa presa muito por andar certo com tudo. Se alguém puder me ajudar agradeço muito.

Humberto Dias

Humberto Dias

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 14:25

Boa tarde!

Bem nessa situação a unica forma de reduzir é emitindo nota fiscal ou alterando o valor dus custos do produtos. porem isso pode acarretar impostos atrasados, e retificar todo o balanço patrimonial.

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein
humbertomunizcontabilidade.com.br
humbertomunizcontabilidade.com
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Domingo | 30 setembro 2012 | 15:17

Viviane, boa tarde.

Não há como retroagir para o ano de 2011 e emitir NFs, já que o exercício encontra-se fechado. Aliado ao fato que demorou-se muito tempo para a constatação do suposto erro.


Sugiro dessa forma, proceder conforme abaixo:

1 - Fazer novo levantamento do EI+Compras-EF = CMV para saber se o resultado realmente encontra-se com valor superior.

2 - Valor do inventário poderá estar com custo superior ao que deveria ser;

3 - Verificar se todas as mercadorias vendidas foram efetivamente baixadas no estoque. E se o cliente têm o hábito de emitir NFs para todas as suas vendas;

4 - Comparar o CMV real praticado e o encontrado via inventário, pois pode estar havendo um erro de interpretação nos percentuais encontrados.


Depois de verificadas essas possibilidades e não encontrando respostas aos questionamentos, partir para pontos mais analíticas, até mesmo refazer o estoque de 2011.


Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.