x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 2.669

Descontos Concedidos

Francis de Souza Matos

Francis de Souza Matos

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2012 | 12:43

Boa tarde!

Minha pergunta é sobre o funcionamento contábil dos abatimentos que constatamos somente no momento em que o cliente efetua o pagamento e este pagamento de forma parcial alegando (divergencia de peso, qtde entregue a menor etc..)

Analisando o histórico dessas operações eu posso contabilizar este (desconto concedido) no mes do fato ou mantenho em clientes e somente reconheço para despesa na constatação final (Brigas com o Key Account)que podem durar de 6 a 18 meses?



Francis de Souza Matos - Gerente Contábil Fiscal e Financeiro da Clear Channel Brasil
SIDINEY Lopes

Sidiney Lopes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2012 | 13:02

vc devera reconhecer este desconto no momento do pagamento,como despesas, ele e chamado desconto condicional, agora se isso acontece com flequencia seria bom analisar com sobre este desconto paga pis cofins e icms normal de o produto for tributado, ai seria bom avaliar e usar o desconto incondicional aquele no momento da venda destacado em nf.

Francis de Souza Matos

Francis de Souza Matos

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2012 | 13:23

Sidiney, obrigado pela resposta, no entanto, gostaria de expor melhor a minha dúvida:

Estamos falando de um desconto condicional (venda para o varejo) em que fico sabendo quanto será o desconto, somente no momento em que o cliente me paga parcialmente alegando que houve multa por atraso, divergência de peso etc....

Qual é o meu documento de suporte para reconhecer em despesa?

No momento tenho a Minha NF de venda e o pagamento do cliente. A diferença (passível de verificação)é o desconto concedido.

Francis de Souza Matos - Gerente Contábil Fiscal e Financeiro da Clear Channel Brasil
SIDINEY Lopes

Sidiney Lopes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2012 | 13:42

Francis eu vejo da seguinte forma, o seu contas a receber ter o carimbo de recebimento na nf de venda sua com a assinatura do seu cliente reconhecendo o desconto concedido a ele no doc. fiscal(NF), nao tenho certeza mais ate onde eu sei nao tem um documento especifico para este tipo de situaçao, pode existir mais eu nao conheço. As vezes tem gente no forum que possa te informar melhor.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.