x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 871

MEI, ME e NF-e

Edmilson de Sa Cupertino

Edmilson de Sa Cupertino

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 17:07

Boa tarde amigos,

Vou relatar de forma breve o que esta me ocorrendo.
Abri um MEI em 2010 como atividade de Agência de Viagens. Conforme o tempo, a atividade da empresa precisou ser alterada. Procurei um serviço de contabilidade e demos entrada na papelada. Tive que ir no escritório mais de uma vez para assinar a alteração da atividade, agora assinando como ME no final do nome empresarial. Não percebi que estava na verdade, também alterando o tipo de empresa de MEI para ME sem o meu consentimento. Após a alteração da atividade, agora Comércio de Artigos Esportivos, comprei um certificado digital e comecei a emissão das NF-e, seguindo as instruções do contador pois achávamos que eu era MEI preenchi os dados da nota como "isento" em diversos campos e no NCM colocava tudo Oculto. Continuei o pagamento da guia mensal do imposto MEI até que atrasei um pagamento e fui então no portal do empreendedor gerar uma nova guia mas não consegui. Neste momento percebi que algo estava errado e que me tornei ME sem saber. Nesse tempo pra cá, emiti em NF-e aproximadamente R$8.000,00. Segundo o contabilista que me "orientou" falou que eu passei de SIMEI para Simples Nacional.
Usando meu certificado digital consegui acesso a receita E-CAC. Realizei buscas e não consta nenhum valor pendente.

Agora aqui vai a minha grande dúvida: Mantenho ME e permaneço no Simples Nacional ou tento voltar para MEI? Se eu continuar preenchendo a NF-e daquela forma como ME vai me gerar problema com o fisco? Nem toda venda que eu realizo eu emito a NF-e.

Fico no aguardo e meu muito obrigado.

Att,
Edmilson

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.