x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 887

Nota fiscal Paulista

ANA REGINA NICOLA

Ana Regina Nicola

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 25 outubro 2012 | 11:38

Bom dia a todos.

Tenho um cliente que comprou um automóvel em uma loja e deu o seu, como parte de pagamento. A loja emitiu uma nota fiscal de venda para ele, e também uma nota fiscal de compra de seu antigo veiculo.
Até aí, tudo ok. Consultando seu CPF no NF Paulista, ele viu que as duas notas fiscais, tanto a de venda como a de compra estão lançadas em seu CPF. Isso não está errado? Porque a nota fiscal da compra de seu antigo veículo está lá? Não seria só a nf.de venda p/ ele?

Agradeço a quem puder ajudar.

Cosmo Luiz de França

Cosmo Luiz de França

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 11 anos Terça-Feira | 30 outubro 2012 | 12:11

Bom dia Ana Regina!

O certo é constar sim, porem não deve constar lançadas na mesma loja, pois o veiculo antigo foi comprado em uma e o veiculo novo foi comprado em outra.

Cosmo Luiz de França
Contador
CLF Assessoria Contábil e Tributária

[email protected]
Fone: (11) 96629-8576 (Claro) / 96467-4634 (Tim) e 94600-4634 (Oi)
Skype: cosmo.luiz
http://consultoriatributariaefiscal.blogspot.com.br/
Cláudio Cardoso da Silva

Cláudio Cardoso da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2012 | 08:11

Bom dia Ana Regina Nicola!

- Conforme Portaria CAT - 85, de 4-9-2007, todos os documentos fiscais Modelo 1 e Modelo 1-A, devem ser escriturados no chamado REDF - Registro Eletronico de Documentos Fiscais. Por isto, o procedimento do lojista está correto; o fato de constar a presença de ambos os documentos fiscais, entradas e saídas, apenas comprova a veracidade da operação, assim como, demonstra a empresa estar cumprindo com o mencionado ato legal.

ANA REGINA NICOLA

Ana Regina Nicola

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2012 | 09:53

Claúdio, bom dia.

Obrigada pela resposta. Mas a questão é que o cliente está questionando o porque a nota de entrada está em seu cadastro no NFP, sendo que lá só deveriam constar as notas fiscais de compras efetuadas por ele. Consultei a Secretaria da Fazenda e nem ela soube me responder.

Abçs

Cláudio Cardoso da Silva

Cláudio Cardoso da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2012 | 10:53

Ana Regina Nicola,

- No momento em que ele (seu cliente) (ven)deu seu veículo como parte de pagamento em outro veículo, o lojista procedeu a emissão de nota fiscal (modelo 1 ou 1A) de entrada a título de compra deste veículo; este documento fiscal (de entrada) possui os dados do proprietário do veículo (seu cliente), e consequentemente, atendendo a legislação, o lojista registrou o documento no REDF.
- O procedimento do lojista, está correto como você pode averiguar na legislação que citei acima. Este documento em nada afetará os créditos da Nota Fiscal Paulista de seu cliente. Ocorre que os dados do seu cliente foram utilizados para emissão da nota fiscal de entradas, como determina a legislação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.