x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 12

acessos 1.632

Parametrização Registro de Entradas

Rodrigo de Freitas Oliveira

Rodrigo de Freitas Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Desenvolvedor
há 11 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 15:35

Boa tarde.
Estou desenvolvendo um relatório para um sistema que consiste em um livro de registro de entradas. Tenho uma dúvida quanto à um campo:
Código de Valores Fiscais.
1 - Oper. com crédito do Imposto
2 - Oper. sem crédito do Imposto - Isentas
ou não Tributadas
3 - Oper. sem crédito do Imposto - Outras
Como saber qual aplicar?

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 11 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 15:48

Ola Rodrigo,

Operações com Credito voce usa quando a empresa vai recuperar o valor do ICMS ou mercadoria isenta. att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 11 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 16:10

Ola,

Depende do tipo empresa, tipo de mercadoria, utilização da mercadoria, etc etc

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Rodrigo de Freitas Oliveira

Rodrigo de Freitas Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Desenvolvedor
há 11 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 16:23

Deixe-me explicar melhor a situação. O sistema é voltado para empresas do setor vidreiro, e estamos implementando relatórios de livro de registro de entrada, saída e apurações. Porém, não sei nada sobre isso. Eu tenho informações da nota fiscal e dos seus respectivos produtos. E sinceramente, não tenho a mínima idéia de como aplicar tais códigos.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 16:35

Boa tarde Rodrigo!

Se bem eu entendi, estes códigos são para parametrizar o sistema de lançamento de notas no livro de registro de entradas de mercadorias.

Estes itens citados são as situações levantadas para fazer o parâmetro, certo?

As notas fiscais que podem ser tomados créditos de ICMS são aquelas adquiridas pela empresa com objetivo de revenda de mercadorias ou se for indústria na aquisição de matérias primas e embalagens.

Mas isso vai depender do enquadramento da empresa, pois empresas no Simples Nacional não tem direito de tomar crédito do ICMS, por serem beneficiadas por este enquadramento e não destacam nas notas fiscais o ICMS nas saídas das mercadorias.

Código de Valores Fiscais.
1 - Oper. com crédito do Imposto - Empresas enquadradas no Regime de Apuração Mensal do ICMS - aquisição de mercadorias para revenda e matérias primas e bens do ativo imobilizado (apuração paralela pelo CIAP) e somente de notas fiscais com destaque de ICMS.
2 - Oper. sem crédito do Imposto – Isentas ou não Tributadas - notas fiscais com produtos Isentos e sem destaque de ICMS na nota fiscal.
3 - Oper. sem crédito do Imposto - Outras - aquisição de materiais de consumo, manutenção e operações de remessa e retorno previstas no RICMS.

Pesquise: RICMS-MG
Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 17:25

Boa tarde Rodrigo!

No livro fiscal sim, mas o IPI pode ser escriturado como despesa ou com crédito se for uma industria, onde irá apurar mensalmente pelas entradas e saídas.

Como dissemos acima, vai depender do enquadramento da empresa tbem, tipo e utilização da mercadoria, com isso vai existir situações que são lançados os impostos e outras que não.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 7 novembro 2012 | 13:43

Olá Rodrigo!

Este campo de observações do Livro de REg. de Entradas serve para anotações do campo Dados Adicionais da nota fiscal e também sobre o lançamento da nota fiscal.

Por exemplo, o CFOP 1.101 que é de entrada de Materia Prima, pode ser feito anotação de compra de "embalagens" por exemplo, ou outro texto para identificar o lançamento.

Não é necessariamente preenchido pra todas as notas fiscais, mas tem sua utilidade para informações adicionais sobre o lançamento da nota fiscal.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
JOAO LUCIO CARVALHO JUNIOR

Joao Lucio Carvalho Junior

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 7 novembro 2012 | 15:04

Rodrigo, a base e o valor da Substituição Ttibutária devem constar na Observação do registro de entradas não passe batido nessa questão caso a empresa adquira produtos onde suas respectivas NFs venham com o imposto retido e no livro sejam lançados com valor contábil e o mesmo valor na coluna outras. Isso se faz necessário pois temos valor como a ST e o IPI que vão para a coluna outras e a observação é quem vai deixar claro qual o valor correspondente ao ST por exemplo. Atente-se também ao seguinte: NFs que referenciam outros documentos como as de devolução de venda devem conter na observação o numero, valor e data da NF de venda.

Como você disse que está implementando esse registro de entradas fiquei com uma séria dúvida: se você precisa imprimir é porque sua contabilidade é interna e seus arquivos (SINTEGRA ou SPED) serão gerados a partir dessa mesma base de dados, e sendo assim você terá que fazer uma série de verificações a respeito de informações que talvez não esteja tratando e que dificulte no momento da geração desses arquivos. Verifique junto ao seu contador o que ele tem a contribuir nesse sentido ou daqui a algum tempo vocês vão se deparar com um grande problema: ter a obrigação de prestar informações que não estão bem organizada na base de dados da empresa.

Att,

João Lúcio Carvalho Jr.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.