x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 912

lançamento contábil x fiscal

Pablo H P

Pablo H P

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 00:10

Olá a todos, estou com uma dúvida sobre lançamento de conta de água, luz e telefone.
Sei que estas despesas devem ser escrituradas no fiscal independentemente da forma de tributação da empresa.
Mas minha dúvida é quando estas contas não vem em nome da empresa, vem em nome do empresário, ou seja, no cpf do dono.
Já vi escritórios contabilizando estas despesas que vem em nome e cpf do proprietário. Reparem: "Contabilizando" e não lançando no fiscal. Apenas no contábil a título de contabilização mesmo.
Daí que me vem o questionamento.
Como proceder com este tipo de despesa.
A) O mais correto na minha opinião. Informar o dono para transferir as despesas para o CNPJ. Só que em Belo Horizonte/MG, transferir estes tipos de despesas para CNPJ implica em aumento de custo e os empresários não são adeptos desta modificação.
B) Lançar apenas no contábil e não lançar no fiscal.
C) Lançar no fiscal independentemente se está no cnpj da empresa ou se está no cpf do dono.

Como lidar com este tipo de situação?
Agradeço a todos que puderem contribuir com suas experiências.
Att,
Pablo HP.

Cinthia Almeida

Cinthia Almeida

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 08:10

Quando acontece esse tipo de situação, nós só lançamos no fiscal as contas de consumo que estão no CPF do sócio, quando está no endereço da empresa.

Caso esteja no CPF do sócio, porém em endereço diferente do endereço da empresa, é lançado apenas no contábil como despesa.

Pablo H P

Pablo H P

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 19:12

Cinthia, obrigado pelo retorno, saberia se pelo fato da conta estar no cpf do sócio e não no cnpj poderia a secretaria da fazenda não permitir este tipo de escrituração? devido ao fato de estar no cpf e não no cnpj? PS: Provavelmente farei algo parecido, já que não estou vendo muita saída.
Se alguém mais quiser compartilhar suas experiências também ficarei grato.
Abraços.

Cinthia Almeida

Cinthia Almeida

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 30 outubro 2012 | 08:19

Não vejo problema, uma vez que é no CPF do sócio, mas verifique se o endereço é da empresa, pois caso não seja, nem faça a escrituração.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.