x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 10.365

Qual a diferença entre MVA e IVA

João Paulo Garcia

João Paulo Garcia

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 14:30

Boa tarde

Será que alguem poderia me explica qual é a diferença entre.

MVA Interno
MVA Interno Estadual
IVA
IVA Ajustado


E quando usar um ou outro.

Pois estou fazendo uma verdadeira confuzão.

Estou no 8° Semestre de Contabeis e tenho cursos livres do SENAC, como escrituração fiscal, HP e atualmente venho fazendo analista fiscal, faz 5 mês que trabalho em um escritório de contabilidade com assistente contábil e agora também fiscal.
Cinthia Almeida

Cinthia Almeida

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 14:53

O IVA-ST (Índice de Valor Adicionado Setorial) é margem de valor agregado (MVA) obtida em pesquisas de mercado que estima o acréscimo de valor que a mercadoria terá até a venda ao consumidor final.

O IVA-ST varia para cada produto. Assim se faz necessário conhecer o produto para verificar na legislação qual é o IVA. E nas operações interestaduais, se houver Convênio ou Protocolo entre os Estados envolvidos, o IVA-ST será ajustado.

Ricardo Dimitri

Ricardo Dimitri

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 29 outubro 2013 | 13:51

Boa tarde !
Alguém poderia explicar melhor sobre esse assunto, porque ficou meio vago. Estou com diversas duvida sobre IVA, MVA... Não sei a diferença de ambos e também não sei onde e como usar. Alguém poderia sanar essa questão?

Att.

Bacharel em Ciências Contábeis
Experiência nos regimes Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real
Ajudo empresas a descomplicar o complicado universo tributário
Analista em tributação de e-commerce
Analista em ações na bolsa de valores e ações em criptomoedas
Contato - 11.97424.7054
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.