x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 10

acessos 27.645

SPED ICMS/IPI - quem está obrigado?

Carol

Carol

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 10:06

Bom dia,

Gostaria de saber quem realmente está obrigado, se são somente industrias ou TODAS as empresas que tem apuração de ICMS e/ou IPI?

Obrigada.

Anderson

Anderson

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 10:12

A EFD - Escrituração Fiscal Digital é de uso obrigatório para todos os contribuintes do ICMS ou do IPI. Trata-se de arquivo digital, que se constitui em um conjunto de escrituração de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal bem como no registro de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.
A Escrituração Fiscal Digital passou a ser obrigatória em 1º de janeiro de 2009,conforme determinou o Convênio 143/06.
Em 18/09/08 foi publicado o Protocolo ICMS nº 77/2008, que trouxe a obrigatoriedade da EFD a partir de 1º.01.2009, aos contribuintes especificados nos anexos no sitio do CONFAZ (https://www.fazenda.gov.br/confaz),

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 17:06

Elaine Antunes,

Jà se fala sim, no Perfil C Simplificado para empresas optantes pelo Simples Nacional.

Mas o que existe até o momento são projetos, não há IN sobre a obrigatoriedade para empresas do Simples Nacional.

É sem dúvida, o que irá ocorrer daqui a alugm tempo, Sped para todas as empresas, inclusive as optantes pelo Simples Nacional.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"
Edilson P. Feitosa

Edilson P. Feitosa

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sábado | 31 agosto 2013 | 10:29

Bom dia!!!
empresas no lucro presumido estão obrigados a entregar o SPED ICMS?
eu pergunto porque tenho um cliente que era serviços enquadrado no lucro presumido e agora mudou o objeto social para cafeteria, entretanto neste ano fiscal não foi possível enquadrar no SIMPLES, logo a empresa está sofrendo as obrigações acessórias pertinentes.
Alguém sabe me responder? Fiz a consulta no link "Consulta obrigados por CNPJ" passado logo acima e informa que "NÃO HÁ REGISTROS PARA O CNPJ" mas ainda não se sinto contente com a informação retornada. É isto mesmo??

DIOGO DUARTE SEDANO

Diogo Duarte Sedano

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2014 | 11:34

Bom dia

Pessoal, e no caso das empresas que ainda não emitem nota fiscal eletronica, que no meu caso trabalho aqui no escritorio com empresas pequenas com um bar por exemplo, com essas nota fiscais modelo D1 vai dificultar tudo se tiver que digitar item por item, alguem tem alguma solução para isso? Por que eu consultei atraves deste link da fazenda quem essa obrigado a entregar, e esta empresa que trabalho está enquadrada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.