x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 1.195

Protocolo ICMS 21/2011 - Dúvidas

Flávio Silveira

Flávio Silveira

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Informática
há 11 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 19:26

Boa noite,

Primeiramente gostaria de parabenizar a iniciativa do fórum, muito bem organizado e repleto de informação.

Na verdade não sou contador, mas estou montando uma loja virtual e fui informado sobre este protocolo. Após uma pesquisa pelo Google, vi que ele foi votado pelo Senado agora em julho.

Basicamente minhas dúvidas são:

1- Qual é o status atual desse protocolo? É válido? Tem alguma medida impedindo essa tributação? Na minha pesquisa não encontrei muita coisa, apenas um caso da empresa B2W que conseguiu uma liminar por considerar tal coisa inconstitucional.

2- Como é feito o cálculo? Seria a alíquota do ICMS do estado de destino menos 7% como diz na cláusula terceira (no meu caso, que sou da região sudeste)?

3- A guia de recolhimento tem de ser paga por mim ou pelo destino?

4- A que outros pontos devo me atentar com relação a esse protocolo?

5- Existe alguma coisa específica desse protocolo para gerar uma NFe?

Desde já agradeço qualquer resposta.

Flávio Silveira

Lucas Santana Costa

Lucas Santana Costa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 12:22

Flávio,

Atualmente a PEC ainda está tramite, não alterando o texto constitucional, entretanto, existem Estados como Pará que estão cobrando com base nesse protocolo.

Sim seria a diferença entre aliquotas.

Lucas Santana Costa
Corporate Tax Advisor
& Tax Solution
Skype: lucassantana26

"As informações contidas nesta mensagem não produzem os efeitos do processo de consulta tributária"
Site: https://www.liberpatrimonii.com
Flávio Silveira

Flávio Silveira

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Informática
há 11 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 19:18

Lucas, muito obrigado pela resposta!

Qual seria sua recomendação pessoal? Que eu não me preocupe agora com isso e espere até a PEC passar ou se possível já efetuar a cobrança com aliquotas diferentes?

Novamente muito obrigado!

Lucas Santana Costa

Lucas Santana Costa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 21:57

Flávio,

Caso faça alguma transação com os Estados do Pará e Mato Grosso, surgiro que faça a retenção. Os demais raramente questionam algo.

Lucas Santana Costa
Corporate Tax Advisor
& Tax Solution
Skype: lucassantana26

"As informações contidas nesta mensagem não produzem os efeitos do processo de consulta tributária"
Site: https://www.liberpatrimonii.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.