x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 22.357

Escrituração de entrada simples nacional

BRENO

Breno

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 5 novembro 2012 | 11:00

ensagem enviada:

Prezados, bom dia!

A minha dúvida é sobre escrituração de nota fiscal de entrada.
Fornecedor e cliente optante pelo simples nacional.
Ex.: Meu cliente adquiriu uma mercadoria para revenda, de dentro do estado de um fornecedor optante pelo simples nacional e no campo observacoes vem a seguinte observação: Permite aproveitamento do crédito correspondente de 20,56 a alíquota de 3,48%. Nesse caso, como devo escriturar a nota no livros de entrada? Devo lançar 1.102 (foi compra para revenda de mercadoria tributada) e csosn 101(o mesmo da nota do meu fornecedor) e codigo de tributacao 9 (no meu sistema esse codigo deixa o valor do icms zerado ou devo lançar 1.102 csosn 101 e destacador o icms e colocar alíquota de 3,48 sobre o valor da nota para destacar o valor de 20,56.

Grato

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 5 novembro 2012 | 14:54

Boa tarde Breno!

Se o cliente também é simples nacional ele não tem direito de tomar o crédito do ICMS nas notas fiscais de compras.

O ICMS de empresas no Simples Nacional é recolhido através do faturamento conforme Lei Complementar 123/2006, veja:
LC 123/2006
RICMS-MG

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
BRENO

Breno

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 5 novembro 2012 | 15:02

Gilberto, boa tarde!

Segundo uma orientação que recebi de um fiscal da sef-mg, eu deveria escriturar o espelho da nota fiscal. Isso criou uma dúvida muita grande.
Nesse caso, em termos de fácil entendimento, em uma possível aquisição de mercadoria de contribuinte fora do sn que no caso, destaque icms, ipi e icms subtituição, por exemplo, eu escrito somente o valor total da nota e deixo com código de outras e pronto?

Grato pela orientação.

Att,

Breno.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 5 novembro 2012 | 15:27

Olá Breno!

Sobre a forma de escrituração de notas fiscais no livro de entradas de empresas no Simples Nacional, já existem vários tópicos respondidos no Fórum com todas as informações que você precisa.

Por favor, entra no campo acima de Pesquisa e coloque a sua dúvida.

Grato.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
BRENO

Breno

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 5 novembro 2012 | 15:54

Olá, Gilberto!

Já realizei essa busca, mas não tive sucesso, por isso a criação do tópico próprio.

Se estiver a nível do seu conhecimento, ficarei muito grato com sua orientação sobre como devo escriturar a nota fiscal no livro de registro de entrada de empresa optante pelo simples nacional que adquiri mercadorias para revenda de fornecedor que esta fora do simples nacional e que destaca icms, ipi e st.
Tenho a ideia que deverei lançar somente o valor total da nota e com o código de outras, mas gostaria de alguma dica para confirmar.

Grato,

Breno.

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Prata DIVISÃO 5, Escriturário(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 5 novembro 2012 | 16:24

Boa Tarde Breno.

Verifique nesta -> Sala se a postagem de nosso amigo Hugo Ribeiro em 04/09/2011 00:09:21 pode lhe auxiliar.

Att

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. "
Albert Einstein

Sempre pesquise antes de postar
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 6 novembro 2012 | 07:52

Olá bom dia Breno!

Agradeça à Maria Ap. Brichi que realizou a pesquisa e inclusive, que inclusive tem questionamento seu no Tópico indicado, leia atentamente o tópico que vai entender como se faz lançamento de entrada do Simples Nacional.

Saudações

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 6 novembro 2012 | 16:11

Boa tarde colegas,

Visto que já foi indicado tópico onde esclarecer a dúvida em questão, este tópico será encerrado.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.