x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 1.237

retenção iss

LENIR STURMER

Lenir Sturmer

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 7 novembro 2012 | 10:44

Bom dia!

Uma empresa de representação comercial, de município de SC, que recebe a comissão de empresa com sede em SP, está sendo retido o ISS, porém a empresa não tem inscrição no municipio de São Paulo, a empresa pode fazer essa retenção? e como fica com a contribuição para o municipio de inscrição do representante comercial? Como posso fazer para que não seja retido esse Iss em São Paulo, sendo que é prejuízo para meu cliente, pois enquanto lá a alíquota é de 5%, aki é somente 3%. Não tenho experiência com ISS, e estou com bastante dúvida. Agradeço desde já ajuda Att Lenir

Lucas Teles

Lucas Teles

Prata DIVISÃO 3
há 11 anos Quarta-Feira | 7 novembro 2012 | 13:19

OI Lenir,

Aqui em São Paulo, foi instituída a NFTS (Nota Fiscal de Tomadores de Serviços). Assim, ficou determinado que o contribuinte de São Paulo, deve reter o ISS, quando tomar serviços de prestadores de outros municípios;Salvo se o prestador estiver inscrito no CPOM (Cadastro de Prestadores de outros Municípios), nesse cado a retenção não é efetuada.

Para saber mais sobre a NFTS, acesse o site da PMSP: http://nfpaulistana.prefeitura.sp.gov.br/arquivos/manual/Manual_NFTS_v1_1.pdf

E sobre o cadastro no CPOM: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/financas/servicos/cpom/index.php?p=2391

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 12:16

Cara Valeria Ramalho de Sousa para retenções devem ser observadas as exceções do art 3º da lei complementar 116/2003.
Se for serviço de engenharia (7.01), deve pagar o ISS no município onde está estabelecido. Se for mera administração da obra cai no subitem 7.02 ai deve recolher no município onde está a obra.
Como comentou nosso colega Lucas Teles, não se esqueça de se inscrever no CPOM.