x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 2.631

Inventario de estoque

Ana Miranda

Ana Miranda

Iniciante DIVISÃO 4, Assessor(a) Financeiro
há 11 anos Sexta-Feira | 9 novembro 2012 | 16:22

Boa tarde,

estou com o seguinte problema.O inventário de estoque 2011 da empresa registrado no arquivo TXT é em torno de $250.000,00.Só que registrado na contabilidade esse inventário é bem menor aproximadamente $117.000,00.O que acontece é que a empresa comprou muito no ano de 2011 e vendeu comprovadamente com nota muito pouco.Como posso fazer para corrigir essa diferença no estoque?

Obrigada

JOAO LUCIO CARVALHO JUNIOR

Joao Lucio Carvalho Junior

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 11 anos Domingo | 11 novembro 2012 | 16:34

Ana Maria,

Como está em MG, pense no seguinte: quando você fala em estoque de 2011 imagino ser 31/12/2011, e o registro de inventário deveria ter sido impresso e registrado até 28 de fevereiro do ano posterior. Caso a sua empresa tenha informado no SINTEGRA o valor do estoque como no TXT eu sugiro que corrija o TXT, porque e o deixe conforme a contabilidade ( em termos de valores), pense no problema que seria retificar a sua contabilidade de 2011 para ajustar o valor do estoque ao seu TXT ? Vocês suportariam uma fiscalização federal por conta disso? Já vi em BH,Juiz de Fora e Uberlândia algumas empresas terem sérios problemas por conta dessa mesma situação. Se precisar de ajuda ou mais informações estou a disposição mas pense bem no que fazer, e tente trocar experiencias com alguém que já passou por isso na prática porque essa diferença pode levantar problemas que caracterizem autuação em valor muito maior do que o da diferença.

Att,

João Lúcio Carvalho Jr.

JOAO LUCIO CARVALHO JUNIOR

Joao Lucio Carvalho Junior

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 12 novembro 2012 | 08:40

Ana Paula e Ana Maria,

É óbvio que o valor declarado no VAF/DAMEF será respeitado, até por isso que eu disse que retificar a contabilidade não seria o melhor, e até onde me lembro se não respeitar esses valores seria necessário retificar os balanços de encerramento pois os valores dos estoques seriam alterados.

O que digo que tem que ser feito é algo de maior intelecto, é pegar o TXT e ajustas ao valor da contabilidade, e isso é algo que pra ser feito tem que envolver conhecimento, não basta ajustar o TXT, tem que saber em quais itens, em quais percentuais, saber quais informações foram prestadas com base nesse TXT.

Não de bobeira, vá direto ao ponto e faça o mais bem feito possível, a final a multa vai cair é no seu colo ( do seu cliente ) .

Att,

João Lúcio Carvalho Jr.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.