x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 17

acessos 4.952

Nota Fiscal Avulsa - Optante SEMEI

VALQUIRA NUNES DA SILVA

Valquira Nunes da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Segunda-Feira | 10 dezembro 2012 | 11:33

Bom dia!

Tenho uma empresa de flores optante pelo SEMEI.
Em busca no SEFAZ do ES, fui informada que sou dispensada de emitir Nota Fiscal para pessoas fisicas e facultativa a emitir para Pessoa Juridica.
Como vendo flores pra empresas terei que emitir Nota Fiscal Avulsa.
o SEFAZ orientou a comprar o bloco de Nota Fiscal em papelarias.
Minha duvida é quanto aos impostos, como faço o calculo e recolho?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 10 dezembro 2012 | 11:39

Valquira Nunes da Silva,
Bom dia!

O Micro Empreendedor Individual (MEI) já recolhe seus impostos, em valor fixo mensal, através do DAS.

Nâo sendo necessário neste caso, recolher qualquer outro tributo na emissão de nota fiscal avulsa.

Coloque a seguinte descrição no campo Informações Complementares / Dados Adicionais:

"Documento Emitido por Micro Empreendedor Individual (MEI)"

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"
Sara Silva

Sara Silva

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 10 dezembro 2012 | 11:47

Bom Dia á todos!!!

Estou fazendo a inscrição de um MEI entretanto me surgiu uma dúvida, a pessoa prestará serviços de funilaria e venderá algumas peças para carros; Minha dúvida é:
1. Posso fazer a solicitação senha Nota Fiscal Eletrônica (por se tratar de um prestador de serviços);
2. Posso solicitar a Nota Fiscal Manual (por ocorrer vendas na operação);
3. Após o registro pelo site EMPREENDEDOR é necessário outro proceder?

Grata pela atenção de todos.

Att.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 10 dezembro 2012 | 11:52

Tatiana Silva,
Bom dia!

Seu entendimento está correto.

Ocorrerá emissão de nota fiscal de prestação de serviços e concomitantemente emissão de nota fiscal de venda de mercadoria.

Após proceder a inscrição através do Portal do Empreendedor, deverá solicitar inscrição municipal e estadual.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"
Sara Silva

Sara Silva

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 10 dezembro 2012 | 17:26

Paulo,

Estou tentando fazer o registro do MEI pelo portal do empreendedor entretando não estou conseguindo, pois o mesmo não esta me abrindo o campo de endereço.

Há outra forma para registrar esse MEI???

Desde já agradeço a intenção

Att.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 10 dezembro 2012 | 17:30

Tatiana Silva,
Boa tarde!

Esse evento pode estar ocorrendo devido a não estar atualizando a versão atualizada do Java ou do Flash Player.

Estivesse com esse mesmo tipo de problema, e consegui soluciona-lo desta maneira, sugiro que tente da mesma forma.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"
Sara Silva

Sara Silva

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 11 dezembro 2012 | 15:32

Prezados,
Boa tarde!!!

Fiz a formalização de um MEI com a atividade principal 45.20.0-02 e atividades secundárias 45.30.7-04 e 45.30.7-03 após a efetivação como faz parte do MEI a Inscrição Estadual já estava OK, entretanto não estou conseguindo encontrar o CCM, quando eu pesquiso pelo site da PMSP a mesma me consta que a empresa não se encontra no banco de dados, minha dúvida é o CNAE 45.20.0-02 Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura teria cadastro na PMSP tendo em vista que o mesmo presta serviços? Se o meu entendimento estiver correto o que devo fazer?

Grata pela atenção

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 11 dezembro 2012 | 15:39

Tatiana Silva,
Boa tarde!

As atividades relacionadas a serviços, a pessoa jurídica, deverá solicitar cadastro junto a prefeitura municipal, para então, tão somente, estar habilitada para emissão de notas fiscais.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"
Sara Silva

Sara Silva

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 11 dezembro 2012 | 16:36

Paulo,
Desde já agradeço pela presteza.

Entretanto pesquisando no site da PMSP encontrei a seguinte resposta:

10-Como fazer para obter o registro no CCM – Cadastro de Contribuintes Mobiliários?
A Prefeitura, ao receber do Governo Federal os dados de inscrição do MEI, emitirá automaticamente o CCM para aquele empreendedor. Na Ficha de Dados Cadastrais, que é o comprovante do registro, será informado se a atividade precisa de licença de funcionamento.

Diante do que você me expos, por favor, me ajude qual o procedimento, pois estive tentando fazer pelo site, porém não consegui.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 11 dezembro 2012 | 16:49

Tatiana Silva,

Cada orgão (prefeitura) tem seu próprio meio de fazer esses registros.

Com isso, sugiro que entre em contato com o setor responsável da prefeitura do seu município para maiores esclarecimentos.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"
Sara Silva

Sara Silva

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 11 dezembro 2012 | 21:28

Paulo,

Muito grata por toda atenção dada as minhas dúvidas, conforme sugeriu continuie fazendo algumas pesquisas e encontrei as seguintes resposta
no site PMSP/SP:

"Observação: a Receita Federal do Brasil encaminha os dados das inscrições efetuadas no Portal do Empreendedor, assim como das alterações cadastrais dos contribuintes MEI, no mês posterior ao de suas ocorrências. Assim, a atualização de nossos arquivos se dará em até 45 dias após a inscrição e/ou alteração cadastral junto àquele órgão. Nesse caso, aparecerá a seguinte informação, como resultado da consulta: "este CNPJ não consta nos nossos bancos de dados".

Vale a pena compartilhar para os proximos a terem a mesma dúvida

Att.

Sara Silva

Sara Silva

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 26 dezembro 2012 | 23:01

Boa Noite Colegas,

Recentemente fiz o pedido NF modelo 1A (NF conjugada) entendo que seja o modelo onde especificamos tanto serviços prestados quanto venda de mercadoria, entretanto a gráfica não colocou o campo para especificar a prestação de serviços, a empresa que é MEI utilizou apenas 5 notas do talão, ou seja o talão está inteiro.
Minha dúvida é:

A NF modelo 1A é NF conjugada (serviços/vendas)?
Se houve falha da grafica como devo proceder referente as NFS restantes do talão?
Haveria outra forma de se solucionar esse problema tendo em vista que recentemente uma empresa se recusou de receber a NF pois a mesma não esta com o campo "serviços prestados"

Grata pela atenção

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 27 dezembro 2012 | 17:01

Cara Tatiana Silva depois da implantação pelo estato da Nota fiscal eletrônica não foram mais realizados convêncios entre o estado e as prefeituras, portanto até que isso se normalize não existem as notas fiscais conjugadas.
Por isso seu talão está correto e tb tem de ter o talão (ou eletronica dependendo do município) de serviços, duas notas.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 27 dezembro 2012 | 17:08

Recomendação:

O problema que a Tatiana teve:

Estou tentando fazer o registro do MEI pelo portal do empreendedor entretando não estou conseguindo, pois o mesmo não esta me abrindo o campo de endereço.


Muito bem resolvida pelo Paulo:

Esse evento pode estar ocorrendo devido a não estar atualizando a versão atualizada do Java ou do Flash Player.


Pode ser evitada utilizando o programa Google Chrome, pois ele já tem o Flash Player "incorporado". Pode ser achado no site https://www.google.com.br gratuíto.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.