x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 1.160

Locação de máquina interestadual

MATHEUS HENRIQUE ZART DOS PRAZERES

Matheus Henrique Zart dos Prazeres

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 11 dezembro 2012 | 08:45

Bom dia!


Estou precisando locar uma máquina de Campo Grande - MS, para utiliza-la aqui no Mato Grosso. A empresa destinatária é uma construtora e talvez haveria necessidade de utiliza-la em outros municípios além do município sede da empresa.
Isso seria possível, se fazer uma nota de remessa a cadas viagem para fora do município sede da empresa?

Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 11 anos Terça-Feira | 11 dezembro 2012 | 11:56

Matheus...

Creio q esta maquina q vc vai locar pertence ao seu ativo imobilizado, com isso vc pode fazer uma remessa para uso fora do estabelecimento 6.554 ou 6.949 caso não seja, porem devera mencionar nas informações complementares o estado de conservação, e q sera utilizada na(s) obra de tal empresa... é bom tbem faezr um contrato de locação da msm, pois como vc disse q ela podera seguir de municipio para outro, ja cabe questões de seguro entre outros problemas a acontecer...

MATHEUS HENRIQUE ZART DOS PRAZERES

Matheus Henrique Zart dos Prazeres

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 11 dezembro 2012 | 12:30

Bom dia Rodrigo!


Eu sendo o destinatário, se precisar usar essa maquina em outro município, posso fazer a remessa com esse CFOP 5.554 (será utilizada em outros municípios do Mato Grosso, além do município sede), pois a maquina não é minha, está apenas locada pra mim.

Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 11 anos Terça-Feira | 11 dezembro 2012 | 12:45

Esse 5.554 seria só se a maquina fosse sua. caso vc possua inscrição estadual, vc pode optar por fazer uma nf sua com o cfop 5.949 e mencionar q equipamento segue para uso em tal obra, pois esse cfop 5.949 é mto relativo para operações mas como vc ira transportar um bom q pelo menos fica segurada(caso tenha) se vier a ter problemas no decorrer do transporte, e como disse é bom ter uma contrato de locação da maquina e uma autorização da empresa dona da maquina q vc pode levar ela em qualquer outro local q prestara serviços, para q assim não corra o risco de eventuais transtornos.

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2012 | 14:11

Caro Matheus Zart só gostaria de "abrir um parenteses"...
A pouco tempo "peguei" uma nota de locação de guindaste (locação de maquina ou bens moveis), ai solicitei a empresa o contrato a que se referia essa nota, no contrato constava instalação de caixa d'água, portanto não cabendo a "locação".
Estou fazendo esse comentário pq está cada vez mais comum esse tipo de "locação", mas as empresas se esquecem que dependendo do objeto "locado" dificilmente tem como locar sem "motorista". Não é facil de encontrar alguem que manobre um gindaste.
Desculpe se não for seu caso.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.