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FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

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Forma de Lançamento

KELLY RIBEIRO

Kelly Ribeiro

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 14 dezembro 2012 | 12:08

Preciso de Ajuda!




Acabei de me formar, e comecei agora a trabalhar na empresa.

Essa empresa, é uma fabrica de produtos de limpeza e tambem uma distribuidora, sendo a fabrica como EPP no regime de Lucro Presumido e a Distribuidora ME no Simples Nacional.

Minha duvida, é a seguinte,

Ela produz na EEP e Vende para as empresas pela ME. Como que eu devo fazer os lançamentos corretamente para apurar os impostos e ter uma controle correto das movimentações, eu devo transferir de uma empresa para outra? devo vender? e os impostos como ficam? Qual maneira correta?


Obrigado

Leandro Gonçalves Rodrigues

Leandro Gonçalves Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Sexta-Feira | 14 dezembro 2012 | 13:31

Kelly,

Apure ao certo a relação entre as empresas, não se deve fazer transferência alguma sem que tenha existido de fato algum tipo de relação entre elas.

A do lucro presumido, apure os imposto de renda e CSLL trimestralmente, o PIS, Cofins mensalmente, se atente sobre o ICMS.

A empresa do Simples Nacional, faça a apuração mensal através do portal do simples nacional.

Não é tão complicado, apenas a parte mais dificil do trabalho é o começo.

Sugiro manter a calma.

Abs

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 14 dezembro 2012 | 13:46

Boa tarde, Kelly!

Pelo que você relatou, são "duas empresas" distintas, seus contratos devem ser individuais, devem possuir CNPJ e Inscrição Estadual distintos também.

Neste caso a relação entre as duas é "comercial" de compra e venda.

Portanto você deve fazer tudo separadamente, escrituração fiscal e contábil, apuração dos impostos, recolhimentos, caixas separados com cada empresa pagando suas contas.

Acima o Leandro já deu algumas dicas sobre a apuração dos impostos, sugiro que por ser iniciante, procure estudar e se interar sobre como é a apuração do Lucro Presumido e também do Simples Nacional.

Pesquise aqui no Fórum ou acesse o site da Receita Federal:
https://www.receita.fazenda.gov.br

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
KELLY RIBEIRO

Kelly Ribeiro

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 17 dezembro 2012 | 09:03

Então Gilberto C. Olgado, são distintas sim, são duas CNPJ's diferentes, mas que fazem parte do mesmo proprietário.

Então, o correto, é a EEP (fabrica) vender para ME (distribuidora) para então a distribuidora passar para os mercados e clientes em geral, certo?

Isso não gera mais impostos "atoa"?


Obrigado pela atenção.

Carlos Henrique Botelho

Carlos Henrique Botelho

Prata DIVISÃO 3, Cortador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 17 dezembro 2012 | 09:19

Kelly é isso mesmo. São duas empresas distintas e não tem como você simplesmente fazer uma transferência. É sim necessário vender da EPP (Fabrica) para a ME (Distribuidora). A questão dos impostos vão ser gerados sim, então é necessário uma análise para saber se esta operação é benéfica ou não para as empresas visto que será gerado e pago os impostos. Para saber mais sobre os impostos sugiro que poste nos tópicos Legislação Federal e Legislações Estaduais e Municipais

"Não encontre um defeito, encontre uma solução." (Henry Ford)

Atenciosamente
Carlos Henrique Botelho
Empresário Contábil no AC Contabilidade
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GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 17 dezembro 2012 | 14:02

Boa tarde Kelly!

A questão não é gerar impostos "à toa"!
Os impostos são gerados de acordo com o enquadramento da empresa, e devem ser respeitadas as obrigações tributárias.

O que deve ser feito é um Planejamento Tributário, que é mais ou menos este estudo que você está tentando fazer.

Para isso você precisa entender como funciona estas tributações no Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real, todas as suas implicações nos impostos e obrigações.

Com isso você vai ver qual a melhor forma de enquadramento das empresas para que possam pagar "menos" impostos, utilizando os meios legais previstos na legislação tributária.

Mesmo sendo empresas "do mesmo dono", são empresas distintas e a operação entre elas é comercial e tributada.

Abraços

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Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 17 dezembro 2012 | 16:42

Somente complementando o amigo Gilberto...

Isso dá um "angu de caroço" que você nem imagina.

Muitos contadores "mágicos" tiraram da cartola essa idéia de criar uma empresa no lucro Presumido/Real e outra no Simples.

Pegam os empregados da empresa do Simples e põe para trabalhar na outra; sem o maior critério e por ai vai.

Como foi dito somente uma análise tributária bem estruturada pode resolver.

No mais são duas empresas distintas que devem ser lançadas em separado.

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
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