x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 1.016

Autonomo / Portal Classificados

Renato

Renato

Iniciante DIVISÃO 3, Programador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 4 janeiro 2013 | 12:25

Boa tarde,

Sou programador web e estou desenvolvendo um portal de anúncios classificados, haverá opções de anúncios gratuitos e pagos, tenho dúvidas com relação a formalização deste negócio:

- Posso tocar esse negócio como autonomo?

Levando em consideração que tenho emprego com carteira assinada e que gostaria de manter este emprego:

- Caso eu seja demitido, quais direitos eu receberei?
- Eu devo pagar INSS e gerar nota fiscal de tudo que eu faturar como autonomo? Até de serviços prestados para pessoas fisicas?

Agradeço a atenção.

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 7 janeiro 2013 | 11:15

Caro Renato realmente o Anderson Souza dos Santos está correto, só vou complementar em questão ao seu emprego.

Para "manter" seu emprego vai depender das normas da empresa onde trabalha, algumas empresas permitem que seus funcionários exerção outra atividade, desde que não afete seu trabalho. Porem existem outras empresas que exigem dedicação exclusiva. Mas de uma forma em geral vai depender tb da atividade da empresa que vc trabalha, pois desconheço empresas que permitem que seus funcionários exerção atividade similar, ou seja, se trabalha numa empresa voltada a WEB não vejo como irá permitir que faça o mesmo por fora.
Quanto aos seus direitos não muda nada... só não poderá pedir o auxilio desemprego, pois tem outra atividade!
Quanto as notas a princípio tem de emitir nota de tudo, porem o MEI isenta de emissão para pessoa física, mas não isenta da "declaração", ou seja, mesmo que não emita a nota tem de informar o faturamento.
Lembro que se um cliente exigir uma nota não vale a pena "brigar" com cliente, mesmo que não seja obrigatória a emissão da mesma.(opnião minha).


Att, Reinaldo Fonseca