x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 540

Emissão de NF importação por empresa diferente DI

Klerysson Jardim

Klerysson Jardim

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 4 janeiro 2013 | 16:57

Boa tarde,

Estou com um problema incrível.
Tenho uma empresa que realizou uma importação e fez todos os procedimentos de desembaraço aduaneiro corretamente, porém ao emitir a nota fiscal de importação foi utilizado outra empresa (CNPJ) diferente a que consta no desembaraço. Essa empresa que foi utilizada para emitir a nota fiscal, não é filial da que fez a importação.
Não cabe cancelamento pois o prazo para cancelar venceu e agora não sei como fazer para resolver essa situação, alguém pode me ajudar??

Pensei em devolução (simbólica), mas isso pode ser feito? Se sim, posso utilizar o mesmo numero da D.I. para fazer essa devolução?

Atenciosamente e esperando que possam me ajudar.

Klerysson Jardim

Quando Deus se definiu a Moisés, ele disse: "Eu sou". Portanto, ele não é nem o sujeito nem o predicado, mas o verbo, a ação.
João Alves de Menezes Júnior

João Alves de Menezes Júnior

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 4 janeiro 2013 | 18:29

Boa tarde Klerysson,

essa nota é mãe ou remessa?

Minha sugestão é que a empresa importadora emita a nota fiscal e a que emitiu por "engano" faça uma denúncia espontânea a Sefaz explicando o ocorrido e solicitando o cancelamento extemporâneo da nota emitida incorretamente, pois de posse dessa denúncia já estará coberta sobra quaiquer problema que vá ter por conta dessa emissão.

Atc

AVANT ASSESSORIA CONTÁBIL
João Alves de Menezes Júnior
Contador - CRC SE/007331
Pós-graduando em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário
Tel.: (79) 99854-8128

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.