x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 6.967

FAbricação e montagem de esquadrias

Cynthia Cristina Tsumura

Cynthia Cristina Tsumura

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2013 | 14:19

Boa tarde,

A empresa faz as seguintes situações:
recebe a mercadoria e só faz a montagem no loca - nota fiscal de serviço;
compra todo o material, faz escada e mezanino e vende com o cfop 5.405, esta correto???
No meu entendimento como ela esta modificando o produto adquirido, entendo que é fabricação/tranformação então ela teria que pagar como industria e não como revenda, to certa???

me ajudem !!!!

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Sábado | 19 janeiro 2013 | 20:13

1. Sim ela é indústria.
2. E como fica o estoque? Ela faz nota de revenda, mas não tem a escada como entrada para dar a saída.
3. É preciso alterar a empresa para indústria para ter a saída como produção do estabelecimento.

APARECIDA MOTA
Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 21 janeiro 2013 | 13:06

Cara Cynthia Cristina Tsumura acho que precisamos analisar melhor a situação.
Se seu cliente recebe "barras de ferro ou aluminio" e transforma em escada realmente é industria, mas se ele recebe uma escada desmontada e monta no local é serviço.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
Cynthia Cristina Tsumura

Cynthia Cristina Tsumura

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Segunda-Feira | 21 janeiro 2013 | 16:18

é assim:

a empresa é somente ponto de contato de comercio e montagem, industrialização é feita por terceiros, por isso não pode ser industria, ela compra os tubos e chapas, manda para um terceiro industrializar sai como 5.902 e volta como 1.902 e 1.124. até ai entendi.
só que quando retorna vem descriminado exatamente da forma que enviei tubos e chapas, porem quando foi vender esta mercadoria tirou nota de escada e mezanino.
que ela diz que é montado no local para quem ela vendeu...
agora a minha duvida é a seguinte esta correto ela fazer esta operação?
e com qual CFOP devo lançar as notas de compra de tubos e chapas, ja que ela vai mandar para industrializar....
espero ter me expressado melhor...

Obrigado

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 21 janeiro 2013 | 16:53

Olá Cynthia Cristina!

A operação de remessa e retorno de industrialiação é feita desta forma mesmo, onde o produto final é a soma do valor da matéria prima com o serviço de industrialização.

As notas de compras de tubos e chapas deve ser lançado como aquisição de matéria prima, pois os mesmos serão transformados em produtos posteriormente.

Realmente esta operação é feita em indústrias que terceirizam a fabricação dos produtos, mas sugiro que pesquise no Fórum sobre esta situação de um comerciante efetuar este procedimento.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.