x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 611

Formas de Tributação Prestação de Serviço

Luciana Santos

Luciana Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Assessor(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2013 | 14:04

Olá pessoal,
Preciso de Orientação para a seguinte situação:
Tenho uma empresa de serviços turísticos e acorreu o seguinte:
Fechei uma parceria com um hotel para vender pacotes para o carnaval aqui na minha cidade.
Ex: O valor do pacote é de R$ 1.000,00 a comissão que o hotel paga referente a este valor é de 10% (100,00. Acontece todos estes pacotes já foram vendidos e todo o valor total entrou na conta da minha empresa.
Ex: 50.000,00 entrou na conta, mas deste montante apenas 5.000,00 refere-se a comissão da empresa.

Como ficará o lançamento destes lançamentos na minha conta? É possível fazer uma nota de fornecedor para o hotel para modificar os lançamentos efetuados na conta da minha empresa ou terei que pagar os impostos sobre o montante total e não apenas da comissão que iremos receber?

Atenciosamente,
Luciana Santos

João Alves de Menezes Júnior

João Alves de Menezes Júnior

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2013 | 16:13

Boa tarde Luciana,

em ambos os casos a base é pelo valor da operação, no caso, 900,00.

Atc

AVANT ASSESSORIA CONTÁBIL
João Alves de Menezes Júnior
Contador - CRC SE/007331
Pós-graduando em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário
Tel.: (79) 99854-8128
Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2013 | 15:55

Cara Luciana Santos esse fato que vc comentou é comum junto as empresas de turismo e para evitar o que está ocorrendo com vc recomendo as empresas daqui que solicitem que o hotel emita as notas para os consumidores finais e depois vc emite uma nota para o hotel da sua comissão.
Recomendo a vc procurar a fiscalização do seu município e expor o caso a eles. No meu entendimento vc deve pagar os impostos somente da comissão (R$ 5.000,00), mas peça orientação para ver como pode fazer isso.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.