x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 16.442

Como baixar estoque matéria prima

James e Silva Moreno

James e Silva Moreno

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2013 | 19:37

Olá Colegas.

Na parte fiscal, como fica o estoque de mercadorias adquiridas a título de Matéria Prima visto que na ECF o produto sai como produto acabado, deste modo, o estoque do produto acabado fica negativo e o de matéria prima sempre aumentando.

Quando faço a aquisição destes produtos lanço-os no CFOP 1.556/2.556.

a) Devo emitir nota fiscal de saída com o CFOP 5.949 (Outras) para baixar o estoque de matéria prima?
b) Devo emitir nota fiscal de entrada com o CFOP 1.949 (Outras) descrevendo os produtos acabados para que ao serem vendidos não fiquem com seus estoque negativos?

Absolutamente, estou com dúvidas nesta situação, agradeço os comentários dos colegas.

JOAO LUCIO CARVALHO JUNIOR

Joao Lucio Carvalho Junior

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 11 anos Sábado | 26 janeiro 2013 | 19:55

James,

Noa noite.

Primeiro, as entradas das matérias primas não devem ser classificadas nos CFOPs descritos pois os mesmos são para produtos destinados ao uso/consumo. Teria que entrar com o estoque de matérias primas nos respectivos CFOPs de aquisição de mercadorias destinadas a industrialização.

Segundo, qual o ramo de atividade da empresa em questão?

Dessa forma seria mais fácil te orientar.

Att,

João Lúcio Carvalho Jr.

Claudionei Santa Lucia

Claudionei Santa Lucia

DIVISÃO , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 26 janeiro 2013 | 21:12

Caro James,

Oriento você a se aproximar de alguem que entenda do depto fiscal ou de alguem que entenda de contabilidade, pois pelas perguntas que você fez, percebe-se que falta conhecimento sobre como funciona uma industria, porém antecipo aqui se voce me permitir o porque voce tem tais duvidas.

1) Um ECF só pode emitir nota fiscal de produto acabado, não outro tipo de protudo para poder constar em um ECF, e cfop devera guardar relacao com vendas de produtos recebidods de terceiros ou se a empresa que estivermos falando for a proprio que produz, entao cfop de venda de produtos de fabricacao propria, desde que em seu objeto social conste industria e comercio.

2) Uma empresa ao adquirir mercadorias nao podera recebe-las com o cfop que voce descreveu, se na saida vende ou revende o produto, pois o seu estoque fica negativo porque voce nao faz a contabilizacao do processo industrial na sua contabilidade, senao vejamos:

Uma industria tem no seu grupo de estoque no minimo as seguintes contas:

a) Materia-prima
b) Materiais Auxiliares
c) Embalagem
d) Produtos em Elaboracao
e) Produtos Acabados

E ainda ao final do mes devera ser rateado os custos industriais diretos e indiretos que sao lancados no resultado, a exemplo de:

a) Mao de Obra e Encargos Sociais
b) Deprec Maquinas e Equipamentos
c) Manute Maquinas e Equipamentos
d) Energia
e) Outros que seja necessarios na producao do produto objeto da venda


Uma vez iniciado o processo industrial, ao adquirir materia prima debita-se a conta de estoque materia prima, da mesma forma para materiais auxialiares, bem como para embalagem, toda a quantidade necessaria para forma um numero x de produtos acabados, sera entao creditada nestas contas e debita na conta produtos em elaboracao, que combinado com os itens dos custos diretos e indiretos lancados no resultado, permitira concluir um produto acabado, entao ao termino debita-se produto acabado e credita-se a conta produto em elaboracao, e por fim quando da sua venda no ECF, debita-se custo da mercadoria vendida, credita-se produto acabado e debita-se clientes e credita-se vendas.

Esta ainda é uma explicacao simploria, mas se pairar duvidas ainda, volte a escrever, ainda oriento voce a ler o livro de Eliseu Martins, Contabilidade de Custos, se quiser posso te enviar em pdf.

segue link do livro http://professorc24.dominiotemporario.com/doc/CONTABILIDADE_DE_CUSTOS.pdf

Boa Sorte!





https://www.projetoscsl.blogspot.com
https://www.csl.cnt.br
https://www.claudioneiadvogados.com.br
https://www.linkedin.com/in/claudionei-santa-lucia-3846572a/

"Non ducor, duco"

" Das pedrinhas que venho encontrando ao longo da minha caminhada, não as vejo como problemas, bem como não tropeço nas mesmas e sim estou juntando-as e construindo o meu Castelo "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.