x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 6.905

Escrituração Livro de Entrada de acordo com o CST

Inaiá Cristina da Silva Paulo

Inaiá Cristina da Silva Paulo

Prata DIVISÃO 2, Assistente Financeiro
há 11 anos Sábado | 26 janeiro 2013 | 08:58

Bom dia/Boa Tarde/Boa Noite....

Estou com dúvidas quanto a escrituração das entradas de acordo com o CST das operações, preciso entender melhor isso.

Quando devo escriturar na coluna isentas, e quando devo escriturar na coluna outras?

Por exemplo, o retorno de um bem que foi remetido para conserto (CST 041)eu lançaria na coluna outras, porém me falaram que esta errado.

Pra mim eu lançaria na coluna isentas apenas as operações com o CST 040 (ex. Remessa de vasilhame), e a diferença entre o valor contábil e a base de calculo do ICMS quando a operação tiver a BC reduzida.

Inaiá Paulo


"A dúvida é o principio da sabedoria."
Aristóteles
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 26 janeiro 2013 | 09:37

Inaia, bom dia.

Será lançado na coluna ISENTA, quando:

- A saída do estabelecimento remetente tenha sido beneficiada com isenção do ICMS ou esteja amparada por imunidade ou não-incidência, bem como o valor da parcela correspondente à redução da base de cálculo, quando for o caso;

Será lançado na coluna OUTRAS, quando:

- Tratar-se de entrada de mercadorias que não confira ao estabelecimento destinatário crédito do ICMS, ou quando se tratar de entrada de mercadorias cuja saída do estabelecimento remetente tenha sido beneficiada com diferimento ou suspensão do recolhimento do ICMS;

Dessa forma, verifique em quais dos quesitos acima encontra-se enquadrada a operação para determinar em qual coluna lançar.

Fonte: Conv ICMS 1970 S/N, art. 70 - 7 a-b.

Att,
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.