x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 12

acessos 1.622

Thiago Nista Lombardi

Thiago Nista Lombardi

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 11 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 16:51

Boa Tarde, pessoal!

Alguém poderia me ajudar na ST, pois sou novo na área fiscal. Como calcular a ST?

Formúla MVA ajustada = [( 1 + MV AST original) x (1 - alg inter) / (1 - alq intra)] -1.

MVA ST orginal = 36.

valor da nota 11600,82

frete pago pelo emitente.

minha empresa é varejista e a compra não veio com ST.

OBRIGADO,

tHIAGO

Hudson Moura de Oliveira

Hudson Moura de Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 08:45

Thiago Nista Lombardi, bom dia.

Meu caro peço mil desculpas pois fiz o cálculo errado e considerei a alíquota interestadual de 12% ao invés de 7% o valor correto do ICMS ST é R$ 2.193,20.

Estou lhe enviando a planilha.

Grande abraço,

"Quem planeja tem futuro, quem não planeja tem destino"
Thiago Nista Lombardi

Thiago Nista Lombardi

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 11 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 15:27

Boa Tarde, Hudson!

Cara, fiquei com dúvida e vc mandou uma planilha no excell explicando, continuei com dúvida vc montou uma tabela passo à passo para mim. Hudson, fiquei impressionado pela atenção e ajuda ao seu companheiro de equipe.

Muito obrigado e que Deus o abençõe. Este fórum é muito útil, ferramente muito importante.

abs,

Thiago

Hudson Moura de Oliveira

Hudson Moura de Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 16:48

Caro Thiago,

Agradeço o reconhecimento, assim como já me ajudaram bastante costumo tentar ajudar sempre que posso.

Caso algum outro colega queira também, posso enviar a planilha modelo de cálculo de ICMS ST.

Abraços,

"Quem planeja tem futuro, quem não planeja tem destino"
Philip Rangel de O. Souza

Philip Rangel de O. Souza

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 17:09

Pessoal,

aproveitando a dúvida que repercute com a minha, gostaria de tirar uma esclarecimento.

Uma de nossas empresas tem como atividade como material de construção e comprou porta lisa NCM: 44182000 DO ESTADO DE SANTA CATARINA (SC. Minha cliente é de MG.

Na nota fiscal o calculo foi feito, mas não bate com o meu, gostaria da ajuda para ver onde estou errando.Segue os dados:

Valor do produto: R$ 2.750,00
Base de Calculo ICMS: 2.750,00
vALOR icms: 330,00
bASE DE CALCULO ST: 3.139,40
Valor do ICMS ST: 235,10
MVA: 38%
lembrando que minha empresa é do SIMPLES NACIONAL, e não ajusta MVA

No Calculo:
2.750,00 x 38%= 1.045,00
2.750,00 + 1.045,00= 3.795,00

A aliquota interestadual: 12%
A aliquota de MG: 12%

então:
3.795,00 x 12%= 455,40
2.750,00 x 12%= 330,00

455,40 - 330,00 = 125,40

Os 125,40 difere com o que a empresa de SC calculou para minha empresa pagar que é de 235,10. O que fiz de errado??? Como chego ao valor que eles chegaram?

desde já agradeço.

Philip Rangel

Hudson Moura de Oliveira

Hudson Moura de Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 17:35

Philip Rangel de O. Souza, boa tarde.

Qual seu e-mail para que possa lhe enviar a planilha ?

Em relação a 2° Dúvida, conforme o Art 15 do Anexo XV do RICMS MG

Art. 15. O estabelecimento destinatário de mercadoria relacionada na Parte 2 deste Anexo, inclusive o varejista, é responsável pelo imposto devido a este Estado a título de substituição tributária, quando o alienante ou o remetente, sujeito passivo por substituição, não efetuar a retenção ou efetuar retenção a menor do imposto

È de responsabilidade do contribuinte mineiro efetuar o recolhimento do imposto no ato da entrada, devido pelo remetente quando o mesmo não efetuar a retenção.

"Quem planeja tem futuro, quem não planeja tem destino"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.