x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 596

Comprovação de entrega do produto

Maria Aparecida Cabral

Maria Aparecida Cabral

Iniciante DIVISÃO 2, Gerente Meio Ambiente
há 11 anos Terça-Feira | 12 fevereiro 2013 | 17:52

Compro ração todos os meses de um certo fabricante e estou percebendo que nem todos os faturamentos efetuados foram, efetivamente, entregues. Por conta disso, para poder levantar os dados junto ao fornecedor, estou precisando tirar algumas dúvidas:
1) O faturamento é no meu nome; é obrigatório que o fornecedor me envie DANFEE em cada faturamento?
2) Se o fornecedor afirmar que fez todas as entregas (o que é mais provável) o canhoto da nota assinado pelo recebedor é documento legal comprobatório da entrega ou há algum comprovante legal dessa efetivação? Há alguma exigência legal de reter o comprovante de entrega em arquivo?
Se alguém puder me ajudar, fico, desde já, muitíssimo grata

Cristiane Martins de Souza

Cristiane Martins de Souza

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2013 | 07:06

Prezada Maria,

Bom dia.

Primeiramente vc deve exigir do fornecedor,quem recebeu assinou o canhoto da nota. E quanto a questão do XML, para que email ele direcionou tais arquivos, pois no ato do recebimento este deveria ser cancelado uma vez que vc não efetuou a compra.
Quanto a obrigatoriedade tem um paragrafo na CAT 162/08 artigo 13, que deixa claro a obrigarotiedade da entrega do arquivo
§ 6º - Deverá ser encaminhado ou disponibilizado “download” do arquivo da NF-e e seu respectivo Protocolo de Autorização de Uso, conforme padrão estabelecido por Ato COTEPE: (Redação dada ao parágrafo pela Portaria CAT-30/11, de 04-03-2011; DOE 05-03-2011; Efeitos a partir de 1º de julho de 2011)

1 - ao destinatário da mercadoria, pelo emitente da NF-e imediatamente após o recebimento da autorização de uso da NF-e;

2 - ao transportador contratado, pelo tomador do serviço antes do início da prestação correspondente.

Maria Aparecida Cabral

Maria Aparecida Cabral

Iniciante DIVISÃO 2, Gerente Meio Ambiente
há 11 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2013 | 23:18

Puxa, Cristiane, muito obrigada por me responder! Minhas dúvidas devem ter sido até enfadonhas para vc, mas não da área e estes temas me são são sempre muito complicados.
Entrarei em contato imediatamente com o fornecedor e solicitarei as comprovações sobre a entrega. Se entregaram, alguém recebeu; e quem recebeu terá de saber onde colocou, não é verdade? Porque para o estômago dos cavalos, se tivesse ido, os coitados já teriam morrido de cólicas por excesso de ração... rsrs...
Muito grata mesmo!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.