x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 709

Tributos sobre serviços empresa web

Rodrigo Ribaldo

Rodrigo Ribaldo

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Informática
há 11 anos Sexta-Feira | 22 fevereiro 2013 | 15:18

Olá,

Gostaria de saber como se daria a tributação de impostos sobre uma empresa que venha oferecer serviços web do tipo concorrência criativa.

Ex.: O serviço disponibilizaria para uma agência de publicidade a facilidade da mesma expor sua necessidade de consumir um determinado serviço (uma imagem a ser usada em sua peça publicitária ) e, por outro lado, ilustradores/designers/fotógrafos que venham atender essa necessidade competindo entre si, porém, como pessoas físicas ou até jurídicas.

Ao ser escolhido o vencedor, a agência pagaria para a empresa de web o valor do prêmio para o vencedor mais a comissão x % e então a empresa web repassaria o valor do prêmio para o vencedor e ficaria com a comissão.

A pergunta é? Quais notas são emitidas e por quem elas são emitidas?
Quais são os tributos que devem ser pagos por cada um dos envolvidos?

Sei que talvez esteja um pouco complexo, mas sintam-se a vontade de me ajudar ou não...

Desde já fica meu agradecimento!


Obrigado!

THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2013 | 11:39

Bom Dia Rodrigo. seja bem vindo ao forum.

Este assunto acima é muito complexo.

Pois se você entrar no site do concla você verá se exite um CNAE (Codigo de atividade economica) que se adeque as suas necessidades, após esta pesquisa você verá se este CNAE pode ou não ser optante pelo Simples aqui no forum na aba Simples Nacional vocÊ poderá consultar.

Se a atividade for permitida de ser segregada ao Simples sua aliquota inicial de pagameto do DAS ( Documento de arrecadação do Simples)é 6% para empresa que prestam serviço no anexo III.

Porem se a sua empresa for pagar comissões e trabalhar em um regime de agenciamento de negocios ou representação comercial.

Nestes caso você não poderá optar pelo simples pois estas atividades são impedidas de segregarem ao Simples.

Acarretando uma carga tributaria mais alta com todos os estes tributos.

ISS
PIS
COFINS
IRPJ
CSLL.

Porem para te respondermos corretamente por favor faça a busca do CNAE e posteriormente a busca se a empresa pode ou não ser segregada ao Simples, após isso feito fique a vontade para perguntar que teremos o satisfação de poder ajuda-lo.

Espero ter ajudado e bom dia.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
Rodrigo Ribaldo

Rodrigo Ribaldo

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Informática
há 11 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2013 | 13:18

Ola Thiago,

Antes de mais nada obrigado pela primeira ajuda! Valeu mesmo...
Voltando a questao, eu acredito que a atividade recaia sobre o texto do CNAE que outrora eu ate ja havia consultado_

"as atividades de corretagem, intermediação, mediação de negócios ou serviços em geral, sem especificação definida, promovendo a integração entre profissionais e empresas"

No caso seria o CNAE numero 7490-1/04 que pelo que entendi, acredito nao poder fazer parte do Simples Nacional.

A questao eh, sera que estou correto no enquadramento que estou fazendo?

Se for isso, como fica o processo de notas fiscais, levando em conta a seguinte situaçao de exemplo...

A Agencia, atraves do meu site web, disponibiliza um projeto que possa ser executado por varios designers. anunciando que pagara um premio de 500 reais.

A Agencia, apos os designers terem postados seus trabalhos (concorrencia criativa ), escolhe apenas um dentre os varios.

A agencia paga ao minha empresa o valor dos 500 reais mais a minha comissao por ter dado suporte a divulgaçao do projeto, no caso, vamos supor 20%, ou seja, ela pagaria a minha empresa 500 reais de premio mais 100 reais de comissao a minha empresa.

Minha empresa depositaria na conta do designer escolhido, a quantia do premio, no caso, 500 reais.


Voltando a pergunta, como fica a questao das notas fiscais entre os tres personagens, ou seja, minha empresa, a Agencia, e o designer?


E se a agencia for uma pessoa fisica, ou o designer foe uma pessoa fisica, como sera a questao da nota fiscal que obviamente eles nao terao?


Sera que compliquei mais ou ajudei agora?



No aguardo !

Obrigado e desculpe a falta de acentuaçao pois meu teclaod esta totalmente desconfigurado!

THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2013 | 19:58

Rodrigo é muito complexo.

Realmente o CANE que você colocou é impedido de ser segregado ao simples.

Pois esta atividade te impede e mesmo que você coloque outra atividade, quando você emitir a nota fiscal declarando intermediação de negocios ou algo similiar a notas fiscais podem caracterizar o desequadramento do SImples.

Não há jeito neste caso voce terá que abrir uma empresa optante pelo lucro presumido.

Onde acarrtará todos os impostos que lhe informei acima.

Espero ter ajudado e boa tarde.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
Rodrigo Ribaldo

Rodrigo Ribaldo

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Informática
há 11 anos Quarta-Feira | 27 fevereiro 2013 | 10:52

Ola Thiago,

Obrigado mais uma vez...
Pois [e, o enquadramento ate que estou achando que eh esse mesmo, o porem esta no fato do tramite das notas fiscais...
Eu queria saber quem emite a nota fiscal do pagamento da comissao...como funciona isso, essa parte operacional das notas entre eu a agencia e o designer usados no exemplo...

Valeu mais uma vez!

Obrigado, ja ajudou bastante!

THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 27 fevereiro 2013 | 12:59

Neste caso Rodrigo.

Que presta o serviço para a agencia deve emitir uma nota fiscal de serviço para caracteriza o fato da venda da prestação de serviços.

Fico feliz por poder ajudar abraço!

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
Rodrigo Ribaldo

Rodrigo Ribaldo

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Informática
há 11 anos Quarta-Feira | 27 fevereiro 2013 | 14:07

Thiago,

Neste caso vc quer dizer com relação a comissão é isso?

A nota fiscal que eu emito estará discriminado a comissão sobre o valor do prémio?

E no caso em que eu pago para o designer o prêmio dele, e se ele não tiver empresa/firma aberta, for freelance, autonomo e afins?

Valeu!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.