x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 4.818

Transferência mercadoria Matriz X Filial RJ

flavio

Flavio

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2013 | 15:16

Olá amigos,

Pesquisei bastante aqui no fórum e achei alguns tópicos onde o assunto transferência de mercadorias Filial X Matriz foram abordados. Mas o meu caso tem uma particularidade.

A empresa irá transferir mercadorias entre Matriz e Filial porém a legislação estadual dp RJ diz que:

"quando o destinatário estiver localizado neste Estado aplica-se o preço médio praticado nas vendas a outros contribuintes."

Então eu devo transferir a mercadoria para a matriz com preço de venda? Isso não aumentará o meu estoque, já que a mercadoria entrou na filial por 100,00 e entrará na filial por 150,00? Eu não teria criado 50,00 de estoque que não existem? E ainda, quando eu vender na filial terei prejuízo pois eu venderia pelos mesmos 150,00 de custo?

Obrigado!

Juliano Godoy

Juliano Godoy

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2013 | 16:41

Flavio, a meu o RICMS/RJ está determinando a base de cálculo do ICMS. Sendo assim, eu faria a emissão da NF com valor total 100,00, porém base de cálculo 150,00, considerando seu exemplo.
Dessa forma você atenderá ao recolhimento do ICMS exigido pelo estado e não terá consequencias no seu estoque.

flavio

Flavio

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 28 fevereiro 2013 | 11:32

Juliano,

Entendi.. mas casos onde a base do ICMS é maior do que do o valor do produto são raros. Estou com receio pois esta transferencia de estoque é de um valor relevante.

Você ou alguem do fórum tem experiencia com transferencia de estoque Matriz X Filial? Como seria esse modelo?

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.