x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 10

acessos 8.321

Tributação icms restaurante - Bebidas

GABRIELE BUENO

Gabriele Bueno

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 4 março 2013 | 15:11

Boa Tarde, estou abrindo um restaurante, a forma de tributação dele será Lucro Presumido e agora as dúvidas estão surgindo...Li que a tributação no caso de restaurante (alimentos) é de 12%, sendo sua base de cálculo 70% ou então 3,2 s/ faturamento. Até aí tudo bem...porém eles não falam sobre as bebidas....alguém poderia me salvar dizendo como a tributação é feita no caso das bebidas deste restaurante? Grata!

Gabriele Bueno Goulart de Andrade
CRC 1SP222577
Hiarla Araújo

Hiarla Araújo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 9 março 2013 | 19:22

Boa noite Gabriele,

O Decreto que regulamenta esse regime especial é o 51.597/2007.

Nesse mesmo decreto no §2 fala que o regime não se aplica as mercadorias sujeitas ao regime de Substituição tributária.

Sendo assim as bebidas (refrigerantes) sendo sujeitas a ST não serão tratadas por esse regime e serão tratadas como as demais mercadorias sujeitas a ST, resumindo: na venda de refeições será cobrado o ICMS de 3,2%, na venda de refrigerantes não será cobrado o ICMS por estarem na ST e o ICMS já foi recolhido anteriormente pelo substituto.

Lembrando que essa apuração pelo regime especial deve ser lavrado no Registro de ocorrências da empresa (modelo 6)

GABRIELE BUENO

Gabriele Bueno

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Domingo | 10 março 2013 | 13:23

Muito obrigada Hiarla, quanto ao seu questionamento João Lúcio, realmente há de se fazer um planejamento tributário para verificar-se mesmo qual a melhor opção, porém, ás vezes o contador fica inerte dependendo do proprietário da empresa......entende?

Gabriele Bueno Goulart de Andrade
CRC 1SP222577
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 11 março 2013 | 11:04

Bom dia a todos!

Gabriele, o suporte fiscal e contábil é de inteira responsabilidade do Contador, onde o mesmo precisa fazer um planelamento tributário que seja mais adequado à empresa.

Se você não está tendo este suporte, sugiro que procure outra assessoria com mais confiabilidade, pois aqui no Fórum podemos ajudar a solucionar algumas dúvidas apenas.

É imperativo que toda empresa tenha um contador contratado capacitado à dar suporte e orientação para a empresa escriturando e contabilizando a movimentação de forma correta de acordo com a Legislação Tributária vigente.

Abraços e boa sorte.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GABRIELE BUENO

Gabriele Bueno

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 11 março 2013 | 11:11

Bom dia,

Agradeço sua atenção, mas sou contadora, estava em dúvida apenas nos regulamentos de ICMS, quanto ao Planejamento Tributário, sei bem como fazer, desde que a empresa colabore comigo, afinal, contador sozinho não faz milagres, mas obrigada mesmo assim e o fórum me ajudou e muito com o que eu precisava. Grata e abraços

Gabriele Bueno Goulart de Andrade
CRC 1SP222577
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 11 março 2013 | 11:30

Ola Gabriele, me desculpe, creio que não interpretei de forma correta o ponto de vista do questionamento.

Quanto ao cliente, já respondi em alguns tópicos sobre a forma incorreta deles trabalharem.

Eu acredito que a melhor forma é ao iniciar os trabalhos com o cliente, orientar o mesmo como deve ser fornecido os documentos e a forma que devem ser emitidos, sob pena de rescisão do contrato de prestação de serviços do contador.

Orientar o cliente quanto ao controle financeiro, é muito importante a adoção de livro caixa e de contas correntes para comtrole da movimentação dos bancos.

No mais, além de cobrar do cliente a forma correta é se dispor à orientar o mesmo nas dúvidas que vier.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
CIOMARA DO PRADO OLIVEIRA SENA

Ciomara do Prado Oliveira Sena

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 4 junho 2013 | 20:24

Joao Lucio, tudo bem? Por acaso você tem algo sobre legislação de restaurante? Estou pra pegar uma empresa de restaurante a quilo e que há menos de 1 mês colocou ECF, e a antiga contadora não tinha noção de nada e nem quis saber.... mais eu quero, e não tenho noção nenhuma também.... A empresa está no simples nacional. ... Se for possível, me de um help por favor. Agradeço. Obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.