x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 629

Nf-e Vendas por assinatura

Gisele Lima

Gisele Lima

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 22 março 2013 | 10:52

Bom dia!

Prezados, empresa vende produtos variados. Irá oferecer aos seus clientes a venda por assinatura, que é cobrada mensalmente e automaticamente no cartão de crédito... os clientes pagam mensalmente o valor que desejam mas, só utilizam seus créditos para a compra de produtos quando acharem que é o melhor momento... na verdade os cliente tem até 6 meses para utilizar os créditos.

Dúvidas:

Há necessidade de alteração dos CANAES da empresa (atualmente só trabalha com vendas normalmente) ?

Quais Cfops devem ser utilizados para preenchimento da NF-e?

Quais demais precauções devem ser tomadas para que a empresa evite problemas com o fisco? Já que o dinheiro que entra não tem a saída da mercadoria de imediato, visto que não é possível saber qual mercadoria o cliente vai comprar? Ao meu ver não se encaixa na venda para entrega futura justamente por não ser possível descrever a mercadoria.

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 22 março 2013 | 16:03

Gisele,
Seu assunto envolve questões contábeis e legislação estadual, então acredito que não tem problemas em responder aqui. Na verdade a sua empresa não mudou de atividade nem acrescentou nenhuma atividade. Mudou apenas a forma de recebimento das vendas. Desra forma não precisa acrescentar ou mudar os CNAES. Basta lançar contabilmente os valores recebidos como adiantamento de clientes no passivo circulante e quando da venda deverá ser baixado.

Recebimento via cartão
D-Adiantamento de cliente PC
C-cartão de credito a receber AC

Recebimento do cartao no banco- valor liquido
D-banco
C-cartão de credito a receber AC

Despesas Cartão
D-Despesas Adm cartao credito CR
C-cartão de credito a receber AC

Ressalvadas as questões legais, os creditos recebidos e que expiraram e não foram usados pelos clientes devem ser lançados como receitas financeiras, mas eu sugiro que permaneçam nesta conta até o prazo final do exercicio e transferidos para mesma conta do passivo nao circulante.

espero ter ajudado

Gisele Lima

Gisele Lima

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 22 março 2013 | 16:33


Olá Francisco, me ajudou muito sim, agradeço grandemente pelo auxilio

Sou MEI e em breve a empresa será enquadrada no EIRELI, e provavelmente farei conforme orientado por você.

Em relação aos CNAES, compreendi perfeitamente, porém em relação aos procedimentos sou desobrigada aos mesmos. Daí entra minha dúvida como registrar a entrada destes valores? pensei que haveria algum CFOP. .. não no ato do recebimento dos valores, mas no ato da real venda do produto onde deveria informar a data do pagamento e a data da saída efetiva da mercadoria. Mas desta forma o fisco questionaria a distancia de datas, entre o pagamento e a venda?

Minha maior dúvida mesmo é como provar que os valores que entrarão na conta bancária são de vendas futuras?

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 22 março 2013 | 18:29

Gisele,
Até tem CFOP para venda para entrega futura que seria o 5922- Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura, porém no seu caso, pelo que entendi, ainda não se sabe qual produto o cliente irá comprar, correto?
Quanto à distancia de datas não há problemas, posto que você deve ter um contrato do plano de vendas ou algo assim. Sendo a conta bancária da empresa, não vejo problemas, até porque a empresa não é obrigada à manutenção de escrita contabil. Mas seria interessante se a sua empresa mantivesse esta escrita pela especificidade da negociação.

atenc.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.