x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 697

ajuste de estoque

ROGÉRIO VIEIRA DE SOUSA

Rogério Vieira de Sousa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 08:26

Prezado Rodrigo,

Cada caso deve ser analisado isoladamente, não existe uma regra para ajuste de estoque.

Nesse exemplo que foi comentado, deve haver um questionamento por sua parte:

"Porque não houve o retorno dessa mercadoria que foi remetida para demonstração?".

Aqui no RN o prazo para ter o direito de isenção do ICMS nessa operação é de 60 dias.

Sugiro realizar esse questionamento para que possa ser tomado a devida providência.

Rodrigo Damaceno Clemente

Rodrigo Damaceno Clemente

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 11:39

Rogério, bom dia.

A situção é a seguinte, foi emitida a nota de remessa para demonstração e, não foi feito uma nota de retorno da remessa por parte de quem recebeu, e o prazo da operação já ultrapassou os 60 dias.O que posso fazer?

o meu estoque existe uma diferença do que eu tenho registrado na contabilidade do registrado no fiscal, o meu inventario está maior do que o contábil, eu iria fazer um ajuste no estoque retirando a diferença e jogando no resultado como uma recuperação de despesas. Se está situação ocorresse em uma empresa tributada pelo lucro real, este valor seria tributado para fins de IRPJ E CSLL, Caso a empresa seja do Simples ou Presumido, o que aconteceria nesta operação?

att,

Rodrigo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.