x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 1.120

sibel lopes

Sibel Lopes

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Gerência
há 11 anos Sexta-Feira | 5 abril 2013 | 19:21

boa noite
trabalho no ramos de panificação e tenho duvida quanto o ncm na transformação de produtos, costumo usa o ncm do trigo para emiti nota fiscal de produtos cujo a matéria prima e o trigo, porque levo em consideração por ele ser isento, mais não tenho certeza se esse procedimento e correto? eu sou obrigada a usa um ncm próprio para cada produto, ante porque na maiorias das vezes alguns produtos não consigo saber seu ncm. e em relação a valores tributários se eu retira o pão por exemplo com seu ncm próprio mudaria alguma coisa devido a transformação do produto??

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 08:55

Bom dia Sibel!

Cada mercadoria ou produto deve ter sua própria classificação pela tabela NCM.

No seu caso o trigo tem uma classificação e o lançamento das notas fiscais de compra no livro de entrada será registrado pelo NCM do trigo.

Já na venda do pão, deverá ser utilizado o NCM próprio do pão, bem como os demais produtos fabricados pela padaria.

Efetue uma pesquisa na Tabela de NCM dos produtos da padaria, consulte seu Contador para maiores informações.

Você pode encontrar a tabela em pesquisa no Google.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
sibel lopes

Sibel Lopes

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Gerência
há 11 anos Sexta-Feira | 19 abril 2013 | 11:08

bom dia
obrigado pela resposta ela me será muito utio.
mais deixa eu esclarecer minha situação para que você me compreenda melhor, estou emitindo nota fiscal eletronica nfe gratuita e ela me pede informações em relação a tributos, usando o ncm do pão, como o icms, pis e confins? será classificado
como lhe descrevi na pergunta anterior eu utilizava o ncm do trigo e classificava o
icms como: cobrada anteriormente por antecipação
pis como: operação isenta da contribuição
confins : operação isenta da contribuição
usando o ncm do pão continuarei a utilizar a mesma descrição a cima??

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 19 abril 2013 | 11:39

Bom dia Sibel!

Pelo visto esta empresa necessita de um planejamento tributário, pois estas questões devem ser resolvidas por um contador responsável pela empresa.

Existem fatores à considerar como enquadramento da empresa e a classificação destes produtos e matéria prima.

Com isso, seu contador poderá te orientar a forma correta que devem ser emitidas as notas fiscais.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.