x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 13

acessos 9.142

MARQUISIA OLIVEIRA

Marquisia Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 11 anos Quinta-Feira | 11 abril 2013 | 14:16

Boa tarde.
estou começando a fazer a contabilidade de uma farmacia, que revende medicametos e tambem compra materia-prima para manipulação de medicamentos;quando a empresa compra mercadoria para revenda eu laço com cfop X.102. Mas quando a mesma comprar matria - prima para usar na manipulação dos medicamentos eu vou lançar com o cfop X.101?

obrigada.

MARQUISIA OLIVEIRA

Marquisia Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 11 anos Terça-Feira | 27 agosto 2013 | 12:54

Boa tarde, pessoal.
Em uma empresa ( do simples), que revende medicamentos e compra matéria prima pra utilizar na manipulação de medicamentos incide IPI nesta parte de manipulação?

att.

Claudiomar Flores

Claudiomar Flores

Bronze DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 11 anos Terça-Feira | 27 agosto 2013 | 13:11

Oi Marquisia,
você encontra a tabela com códigos e alíquotas do IPI no link abaixo:

http://www.receita.fazenda.gov.br/aliquotas/downloadarqtipi.htm

Em geral a alíquota de IPI de medicamentos é igual a zero, isto é, não recolhe o imposto.
A empresa sendo do Simples Nacional, não recolherá esta parte do percentual na hora de gerar guia DAS.

OK?
Abraço.

Claudiomar Flores
Contador
Esp. Gestão Empresarial
Claudiomar Flores

Claudiomar Flores

Bronze DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 11 anos Terça-Feira | 27 agosto 2013 | 16:34

Oi Marquisia,
os CFOP são:
5.101 - Venda de produção do estabelecimento
5.102 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros

Portanto, se forem medicamentos manipulados, isto é, produzidos no estabelecimento, creio que a NF deve ser com CFOP 5.101 (ou 6.101 para outra UF).

Para simples revenda do produto pronto, seria 5.102 (para outra UF 6.102).
OK?

Claudiomar Flores
Contador
Esp. Gestão Empresarial
MARQUISIA OLIVEIRA

Marquisia Oliveira