Bom dia Jessyca Cavalcante da Costa,
Gostaria de saber se estou obrigada a declarar o IRPF 2013, pois tenho uma conta poupança no valor de R$ 50.000,00. Tenho que declarar?
Não !
Somente estão obrigados a apresentar a ‘Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda’ os que se enquadram nas seguintes condições:
a) os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a 22 487,25 reais;
b) aqueles que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a 40 mil reais;
c) quem obteve, em qualquer mês, ganho de capital na venda de bens ou direitos – sujeito à incidência do imposto – ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;
d) os contribuintes do setor rural que obtiveram receita bruta superior a 112 436,25 reais; ou que pretendem compensar prejuízos de 2010 ou anos anteriores;
e) quem contabilizou, em 31 de dezembro, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, em valor total superior a 300 mil reais;
f) aquelas pessoas que passaram à condição de residentes no Brasil no ano passado; ou
g) aqueles contribuintes que optaram pela isenção do IR sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, cujo valor será aplicado na aquisição de outro(s) imóvel(is) em 180 dias contados a partir da celebração do contrato de venda.
Fonte: Oculto1AADilXk" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=Oculto1AADilXk
Espero ter ajudado.
Que Deus te abençoe.
Wesley Oliveira da Cunha. (Samuray)
Assis e Lobato Serviços Médicos Ltda
Belém - Pará.
"Dêem flores enquanto possam apreciá-las, porque depois elas só serviram para cobrir sepulturas" (Melancolia _ Apocalipse 16)