x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.685

Dúvidas - Pagamento Imposto (Simples Nacional)

Fillipe Guedes Leite Silvestre

Fillipe Guedes Leite Silvestre

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Sábado | 4 maio 2013 | 15:48

Boa tarde amigos, tenho 3 dúvidas com relação a minha empresa que é optante do Simples Nacional.

1° Minha empresa foi criada em Abril porém meu 1° faturamento só foi em Maio. De acordo com o que li aqui no fórum, como minha empresa tem menos de 1 ano o cálculo da alíquota de Maio será feito da seguinte forma: Faturamento de Abril (0,00) x 12. Ou seja, como sou do anexo 3 vou pagar 6% (Até 180 mil). Em Junho, o cálculo da alíquota será a média aritmética de Abril + Maio multiplicada por 12. Estou CERTO?

2° Em Abril eu faturei 10.000,00, no último dia do mês quando fui emitir a nota fiscal eletrônica o site da prefeitura ficou o dia todo fora do AR, só consegui emitir a nota em Maio, consequentemente a data de emissão ficou com mês de Maio. Portanto o imposto de Abril só poderei pagar junto com o de Maio. Para a receita meu faturamento de Abril vai ficar R$ 0,00! O faturamento de Abril só vai constar no extrato do Simples em Maio somado com o que faturei durante todo o mês de Maio, como se fossem uma coisa só. Tem algum problema? Diante de uma fiscalização como ficaria?

3° Meu negócio é muito sazonal, por exemplo em Junho posso faturar 500 ou 600 mil, e no restante do ano meu faturamento pode ser 20 ou 30 mil/mês. Tem algum problema? Preciso explicar isto a receita diante de fiscalização?

É muita coisa rsrs, espero ter sido claro e obter ajuda. Abraço!

Vinícius Ferreira

Vinícius Ferreira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 6 maio 2013 | 00:34

O item 1 está certo!

Já que você só conseguiu emitir a Nota Fiscal em Maio, Abril será informado sem movimentação.

O fato de ser sazonal não é declaradamente suspeito, tenha uma contabilidade bem organizada e sempre ccm notas explicativas!!

A Receita Federal em primeira instancia está mais preocupada com as grandes empresas! É muito difícil uma fiscalização de pequenas empresas!!

Abraço!

"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.