x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.175

Empresa de informatica

FABRÍCIO CAETANO MORAES

Fabrício Caetano Moraes

Ouro DIVISÃO 1, Analista Financeiro
há 11 anos Sábado | 11 maio 2013 | 22:16

Olá Newton, boa noite!




Acho que sua pergunta é meio complexa para responder por aqui pois a uma série de questões a se considerar, acredito que uma das principais seja o sistema de tributação da empresa, se vai ser Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real; se vai ser Individual ou Sociedade; se vai ter funcionários, e etc...

Acredito que no seu caso, o melhor a se fazer, é procurar um contador e conversar com ele pessoalmente e detalhar exatamente tudo o que vai precisar nessa empresa, assim você já aproveita para estudar junto a ele a melhor forma de tributação da empresa e ele já lhe poderá passar uma base de quanto aproximadamente você vai gastar com Tributos, Contribuições, Honorários e etc...

Espero ter ajudado e boa sorte na sua empreitada!

"Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;"

Provérbios 3:13



Tecnólogo em Gestão Financeira
Pós-Graduado em Direito Tributário em Contabilidade


Atividades: Consultoria Financeira, de Custos e Gestão Fiscal/Tributária
FABRÍCIO CAETANO MORAES

Fabrício Caetano Moraes

Ouro DIVISÃO 1, Analista Financeiro
há 11 anos Domingo | 12 maio 2013 | 11:29

Olá Newton



Então, como eu não sou contador fica meio complicado lhe passar essas informações porque posso me esquecer de algum detalhe importante, porém vou me arriscar a fazer um cálculo mais ou menos para você.


No simples nacional a alíquota do percentual de imposto, é calculado de acordo com a tabela do anexo da Lei Complementar nº 123, de 2006, a regra geral é a de utilizar a receita bruta acumulado dos últimos 12 meses. Como nesse caso seria um inicio de atividade, então a receita do próprio mês multiplicada por 12 seria usada para fins de geração do cálculo do imposto.

Vale ressaltar também que as alíquotas variam de acordo com a atividade, Indústria, Comércio, Prestação de Serviços, e por ai vai. Pela minha interpretação a sua é comércio, ou seja, vai comprar para revender, correto?


Se for isso, vamos supor que a sua receita mensal seja de aproximadamente R$ 10.000,00, então para o simples nacional a sua alíquota seria de 4%, é sobre esses 4% que seria calculado o seu imposto do Simples, então 10.000,00 * 4% = R$ 400,00 de imposto.

Vale ressaltar também outros possíveis impostos, por exemplo, se você comprar mercadoria de fora do estado para revender, é necessário pagar o diferencial de alíquota de acordo com a alíquota de ICMS do estado do qual está comprando.

É fundamental também haver o recolhimento de Pro-Labore para você e seu(s) sócio(s)na empresa, é recolhido sobre um percentual de 11% sobre o valor de Pro-Labore para fins de recolhimento do INSS.

Vamos supor que seu Pro-Labore seja de R$ 1.500,00, então o valor da contribuição será de 1.500,00 * 11% = R$ 165,00. De acordo com o valor do Pro Labore há também o recolhimento do darf de Imposto de Renda Retido na Fonte, esse valor depois é deduzino na Declaração de Imposto de Renda.

A tabela de alíquota do simples pode ser encontrada mais simplificada para compreensão aqui ANEXOS DO SIMPLES NACIONAL - ALÍQUOTAS/FATURAMENTO PARA 2013

Em fim, como lhe disse anteriormente eu não sou contador e nem técnico contábil, as informações que lhe prestei aqui são de acordo do pouco que sei trabalhando na área, então eu posso ter lhe dado alguma informação precipitada aqui, por isso lhe aconselho fortemente a procurar um Contador para esclarecer as suas dúvidas.


Forte abraço e boa sorte!

"Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;"

Provérbios 3:13



Tecnólogo em Gestão Financeira
Pós-Graduado em Direito Tributário em Contabilidade


Atividades: Consultoria Financeira, de Custos e Gestão Fiscal/Tributária
FABRÍCIO CAETANO MORAES

Fabrício Caetano Moraes

Ouro DIVISÃO 1, Analista Financeiro
há 11 anos Domingo | 12 maio 2013 | 13:34

Olá Rodrigo


Eu me referi ao Darf de Imposto de Renda retido na Fonte (Cod 0561 se não me engano), de acordo com o valor do Pro Labore ou Salário se for o caso, deve-se recolher um valor mensal de IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte), se não interpretei mal, o valor de R$ 1.710,79 em diante para o ano calendário 2013, já torna necessária essa retenção segundo a LEI 12.469/2011 mais a dedução por dependente (se tiver) no valor de R$ 171,97.

Por favor, me corrija se eu estiver enganado Rodrigo


Fonte: TABELA DO IRF 2013 - VIGÊNCIA DE 01.01.2013 a 31.12.2013


Uma boa tarde!

"Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;"

Provérbios 3:13



Tecnólogo em Gestão Financeira
Pós-Graduado em Direito Tributário em Contabilidade


Atividades: Consultoria Financeira, de Custos e Gestão Fiscal/Tributária

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.