x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 14

acessos 1.370

Empresa: Simples x Lucro Real

Dante Pere

Dante Pere

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Informática
há 11 anos Segunda-Feira | 27 maio 2013 | 11:10

Olá, bom dia pessoal! Meu nome é Dante, e estou com o seguinte problema:

Tenho uma empresa de comércio de produtos de informática, em SP, optante pelo Simples Nacional. (vendo on line).

Porém, cada vez mais o mercado está crescendo e o a margem agregada ao valor, diminuindo!


Minha dúvida é: Estou optando por um tributação correta?

Fiz este comparativo, não sei se está CORRETO, não compreendo muito bem, foi o que eu consegui deduzir pesquisando um pouco:


Hospedei uma imagem do comparativo que fiz no Excel, agreguei 20% no valor da compra, exemplificando 1 produto no valor de 100.000,00 e considerando 6% da alíquota do simples.

==> http://imageshack.us/f/4/comparativo.png/

* Não considerei ICMS, pois hoje 99% do produtos comercializados comprados tanto em SP e fora de SP já tem a substituição.

Pergunto: Eu vendo para SC, apenas faturo o mesmo, não recolhendo mais nada, está CORRETO, e no caso do LUCRO REAL, também não recolheria nada, sendo que já foi antecipado na COMPRA?

Pergunto: O meu contador afirma que precisaria ser elaborado um grande estudo, etc, além de que o lucro real é mais detalhada contabilidade, e o custo mais caro, etc, porém, do meu ponto de vista, creio que compense pagar 2 vezes mais na contabilidade, porém, seria compensando nos impostos.

Pergunto: O meu contador afirma que precisaria ser elaborado um grande estudo, etc, além de que o lucro real é mais detalhada contabilidade, e o custo mais caro, etc, porém, do meu ponto de vista, creio que compense pagar 2 vezes mais na contabilidade, porém, seria compensando nos impostos.

Pergunto:E uma dúvida, um determinado produto comprado por 100,00 R$, saiu de linha, encalhou! Só vendo por 80,00, no simples RECOLHERIA no valor faturado, e através do lucro real, haveria créditos de tributos, por estar havendo um prejuízo ? Exemplificando, comprei por 100,00 e vendi por 100,00 não haveria impostos a pagar?

A princípio seria estas dúvidas, porém, sempre surgirão novas dúvidas, e no medido do possível, vamos esclarecendo as mesmas.

Agradeço muito a ajudas de todos!!!

Ricardo Felippe

Ricardo Felippe

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Segunda-Feira | 27 maio 2013 | 12:31

No seu caso serio mais viável o Lucro Real, assim diminuindo o valor do imposto a pagar quando o produto for vendido abaixo do preço de compra, e outra no lucro real você paga somente a diferença por exemplo comprou por 15.000 e vendeu por 20.000 você paga imposto somente sobre os 5.000,00 já no simples seu recolhimento é sobre o valor total... Eu recomendaria pagar mais pela contabilidade e optar pelo Lucro Real, assim também não teria faixas de faturamento para você... Pense que daqui alguns anos sua empresa aumente o faturamento acima do permitido no simples nacional, você seria obrigado a desenquadrar, a melhor escolha seria optar agora no começo já diminuindo o valor dos seus impostos a pagar...

“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.”
Ricardo Felippe

Ricardo Felippe

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Segunda-Feira | 27 maio 2013 | 12:33

Já no caso de seu contador não vejo essa necessidade de pesquisas aprofundadas para ver qual seria o mais vantajoso, já podemos dizer que o Lucro Real para seu ramo de atividade e de acordo com o progresso de sua empresa é o mais vantajoso , poderia dizer que ele deseja que você continue optante pelo Simples..

“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.”
Dante Pere

Dante Pere

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Informática
há 11 anos Segunda-Feira | 27 maio 2013 | 13:02

Ricardo, muito obrigado pela sua ajuda!

O Sr chegou a visualizar o comparativo que eu fiz? Está correto desta forma, havendo crédito na compra ? Teoricamente, os valores de PIS e Confis serão calculados apenas pelos valores AGREGADOS? E o IR e CSLL pelo resultado da empresa?

O que me deixa confuso é que ele conhece os meus resultados, conhece todas as minhas operações, e mesmo assim, alega que o simples é vantajoso, ele informa também que a conta corrente tem que ser totalmente atrelada a contabilidade e para vendas para fora estarei sujeito a recolher ICMS? Porém, já não o paguei na aquisição da mercadoria? Lembrando que vendo para consumidor final / ou impresas sem I.E (para o seu consumo/utilização do equipamentos!)

Ao meu ver, parece que é MELHOR para o escritório também, eu pago mensalmente 1 salário mínimo para manutenção, ainda tenho que digitar TODAS a NFs, data, valor, comprador, cpf, estado, etc no excel (compra e venda), e para contabilização pelo lucro real ele a princípio falou que são 3 salários mínimos, pode ser que o mesmo queira evitar a contabilização pelo lucro real, pois para ele não seria tão interessante? É tão COMPLEXA ao modo que os contadores possa querer evita-las? São aprox 600 ~ 700 NF de vendas, e 30 ~ 50 de compras mensalmente.

Obrigado!



Ricardo Felippe

Ricardo Felippe

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Segunda-Feira | 27 maio 2013 | 14:10

No caso sou de um escritório de contabilidade também, no caso do lucro real não seria um caso tão complexo, e sim mais demorado, acho que ate poderia ser um caso de preguiça....RSRSRS, mas no caso o ICMS não teria tanto a ver com a aquisição e sim com a diferença de alíquota, e no caso de 3 salario minimo eu considero um valor muito extremo.
Não entendi muito seu comparativo.
Verifique seu MP estarei lhe enviando um.

“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.”
joao

Joao

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 27 maio 2013 | 14:33

Dante Pere

ele como sabedor de seus dados é a melhor pessoa pra avaliar os resultados e sem duvidas pelo lucro real é mais trabalhoso e por isso o valor tem que fazer jus ao trabalho.



vc tem quantos funcionarios?

Ricardo Felippe

Ricardo Felippe

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Segunda-Feira | 27 maio 2013 | 14:40

Paulo Santos,
Você tem razão me esqueci desse detalhe, que o lucro real recolhe diferenciado o INSS pois teremos um valor no campo outra entidades, se assim ele tiver funcionários..

“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.”
Ricardo Felippe

Ricardo Felippe

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Segunda-Feira | 27 maio 2013 | 14:55

Sim, 700 notas é muito kkk'.
Mas no caso as vendas são de 50 ~ 70, não seria muita venda.
O problema está na grande quantidade de compra..

“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.”
Ricardo Felippe

Ricardo Felippe

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Segunda-Feira | 27 maio 2013 | 14:57

Paulo,

Fora as notas de serviço, no caso da atividade dele não sei se tem notas de serviço, pois pode haver alguma secundaria com tributação de serviço.

“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.”
joao

Joao

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 27 maio 2013 | 15:06

Sim, 700 notas é muito kkk'.
Mas no caso as vendas são de 50 ~ 70, não seria muita venda.
O problema está na grande quantidade de compra..[code]


é o inverso ricardo.

Dante Pere

Dante Pere

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Informática
há 11 anos Segunda-Feira | 27 maio 2013 | 17:49

Boa tarde, obrigado!

Há apenas 1 funcionário, mais o pro labore. É uma empresa "familiar", onde todos ajudam como pode.

Porém, o questionamento, não está ao valor da manutenção, seria mais a questão da forma de tributação, e se estaria correto estes meus cálculos.

Como exemplifiquei, utilize um produto no valor de 120.000,00 porém, não é apenas 1 produto vendido neste valor, apenas para exemplo, vamos suporte que seja 600 produto diversos de 200,00, por isso gerou esta confusão e por este motivo há bastante emissão de NF, pois são diversas vendas, compreende?

Abraços!!!

Dante Pere

Dante Pere

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Informática
há 11 anos Segunda-Feira | 27 maio 2013 | 17:52

Só completando, não há prestação de serviços, apenas comercialização de suprimentos de produtos de informática.

Alguem poderia me informar, quais seria as obrigações no SIMPLES e quais são as no Lucro Real?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.