x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 836

Calcular Simples Nacional

Tayrone Pereira Correa

Tayrone Pereira Correa

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 13 junho 2013 | 15:06

Estou com a seguinte duvida:

Uma empresa com a atividade de comercio ( pizzaria) começou seu movimento em 01/2012 com a receita bruta de 88.351,00 para achar a alíquota do simples nacional seria no caso de 4% porque na tabela mostra que Até 180.000,00 é 4% ? e apos período de ano letivo fechando a alíquota em 12/2012 com 9,03 %, no ano seguinte a alíquota continua a mesmo ou zera ?

Vagnuenes Oliveira

Vagnuenes Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 13 junho 2013 | 15:14

Tayrone Pereira Correa, quando a empresa foi constituida? Ela obteve receita somente neste mês? E em outros meses o faturamento dela foi "zero"?

Vagnuenes
FILIPENSES 4;13
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Quinta-Feira | 13 junho 2013 | 15:16

Boa tarde Tayrone,



7.6. Como se calcula o valor devido mensalmente pelas microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) optantes pelo Simples Nacional?

Resumidamente, o valor devido mensalmente pelas ME e EPP optantes pelo Simples Nacional é determinado mediante aplicação das tabelas dos anexos da Lei Complementar nº 123, de 2006.

Para efeito de determinação da alíquota, o sujeito passivo utilizará a receita bruta acumulada nos 12 (doze) meses anteriores ao do período de apuração (RBT12).

Já o valor devido mensalmente, a ser recolhido pela ME ou EPP, será o resultante da aplicação da alíquota correspondente sobre a receita bruta mensal auferida (regime de competência) ou recebida (regime de caixa), conforme opção feita pelo contribuinte.


Fonte : Perguntas e Respostas - Simples Nacional


"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Vagnuenes Oliveira

Vagnuenes Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 13 junho 2013 | 15:20

conforme o Mário Gilberto Barros de Melo, orientou, você deve somar o faturamento dos ultimos 12 meses e com o valor da soma você vai na tabela do Simples Nacional, você vai encontrar a aliquota que será utilizada no calculo.

Vagnuenes
FILIPENSES 4;13
Vagnuenes Oliveira

Vagnuenes Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 13 junho 2013 | 15:34

Tayrone Pereira Correa, a tabela começa 0,00 a 180.000,00, ou seja, o valor informado por você encontra dentro deste resultado.

Vagnuenes
FILIPENSES 4;13

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.