x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 658

Devolução de mercadoria

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Quinta-Feira | 13 junho 2013 | 17:27

Boa tarde Eliani,



5.1. O que se considera receita bruta para fins do Simples Nacional?

Considera-se receita bruta o produto da venda de bens e serviços nas operações de conta própria, o preço dos serviços prestados e o resultado nas operações em conta alheia, excluídas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos.

Nota:

Para fins de enquadramento como Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, deve ser considerada a receita bruta em cada ano-calendário.


Fonte: Perguntas e Respostas - Simples Nacional



Partindo do princípio que a devolução tratada por Você é de compras, não afetara em nada o cálculo do Simples Nacional.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Marciana Cristina

Marciana Cristina

Prata DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 14 janeiro 2014 | 11:33

Mário Gilberto, bom dia!

Gostaria de um auxílio a respeito de devolução de mercadoria.
Uma empresa do Simples Nacional situada em Belo Horizonte, comprou várias mercadorias de uma fornecedor de São Paulo, onde teve o destaque do ICMS substituição. Essa compra foi realizada no dia 20 de Novembro/2013, a nota fiscal chegou para a empresa de Belo Horizonte, porém as mercadorias não foram entregues.
Entramos em contato com o fornecedor e nos informou que as mercadorias foram extraviadas, mas que seriam entregues no endereço da empresa. O boleto de cobrança da compra que vencia em 20/12/2013, a empresa de Belo Horizonte não efetuou o pagamento, devido ao não recebimento das mercadorias. Em Janeiro/2014 recebemos uma intimação de Protesto de Títulos, pelo fornecedor cobrando esse pagamento da compra das mercadorias, que até hoje não recebemos. Já entramos em contato com o fornecedor informando que não queremos mais as mercadorias, antes da entrega da Intimação. Qual o procedimento que devemos seguir par ao cancelamento dessa compra e cobrança?

Desde já agradeço,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.