x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.881

Como apurar saldos negativos de IRPJ e CSLL de

Jaqueline Vicente Braga

Jaqueline Vicente Braga

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 27 junho 2013 | 01:53

Olá. Uma empresa tributada pelo lucro presumido também deve apurar saldos negativos de IRPJ e CSLL? Caso a resposta seja sim como devo proceder: em todo trimestre que ocorra o excesso de retenções por parte das fontes pagadoras deverei apurar tais saldos? E esses saldos negativos de IRPJ e CSLL não podem ser somente deduzidos no trimestre seguinte, devem ser compensados ou restituídos somente através de Per/Dcomp? Desde já agradeço a atenção.

Anderson Souza dos Santos

Anderson Souza dos Santos

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 27 junho 2013 | 08:14

Bom Dia!!

Seria o caso, se é como eu entendi, de você apurar, por exemplo, R$ 100,00 de IRPJ e ter uma retenção de R$ 200,00, ficando R$ -100,00?

E o mesmo para a CSLL?

Caso seja isso, configura-se crédito para o trimestre seguinte, agora no caso de repetir-se novamente em trimestres posteriores, eu também fiquei na dúvida o que fazer com esses valores, se compensa com outros impostos, por exemplo, PIS/COFINS.

Espero ter ajudado.

Jaqueline Vicente Braga

Jaqueline Vicente Braga

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 27 junho 2013 | 09:57

Bom dia Anderson. Isso mesmo! O que necessito confirmar é se obrigatoriamente eu tenho que fazer a Per Dcomp para utilizar esse saldo excedente até mesmo no caso de aproveitá-lo para reduzir o pagamento de IRPJ em trimestre(s) seguinte(s) ou somente quando for compensar com outros impostos?
Obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.