x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 842

IRPJ não compensado, o que fazer?

Danilo Barbosa

Danilo Barbosa

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 3 julho 2013 | 08:46

Bom dia meus colegas, minha empresa possui no final de 2012 um saldo de debito no ativo na conta Imposto de Renda Retido na Fonte, porém esse slado não foi compensado no primeiro trimestre de 2013, o que devo fazer? é nescessario abrir um perd/comp? ou ainda posso estar me compensado desse saldo no 2º trim 2013? por favor meus amigos me mandem o embassamento em lei,no aguardo, conto com a ajuda de vocês.
obrigado pela atenção dispersada.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 3 julho 2013 | 13:33

Boa tarde Danilo,

... um saldo de debito no ativo na conta Imposto de Renda Retido na Fonte,

Se estivermos falando sobre a diminuição do imposto retido na fonte quando do cálculo do IRPJ a ser pago sobre suas receitas normais,

você pode compensá-lo (diminui-lo) a qualquer tempo, desde que no prazo de cinco anos a contar da data da retenção.

...

Danilo Barbosa

Danilo Barbosa

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 3 julho 2013 | 14:11

boa tarde Saulo,SIM, MINHA EMPRESA PRESTOU SERVIÇO e sofreu retenção de ir "somos do lucro presumi" agora quando foi apurado o irpj do primeiro trimestre não foi deduzido o valor de retenção, sendo assim eu posso me compensar correto? você tem o embasamento legal?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 3 julho 2013 | 17:01

Boa tarde Danilo

Verifique qual é seu caso na página 78 e seguintes do MAFON Manual do Imposto sobre a renda retido na fonte.

Nele você obterá todas as respostas que procura.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.