x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 3.084

Impostos e Alíquotas para Construtora

laura michelle marques da silva

Laura Michelle Marques da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 3 julho 2013 | 08:58

Bom dia Colegas...

Abri meu Escritório de contabilidade esse ano e ainda sou um pouco inexperiente, kkk.

A maioria dos meus clientes são enquadrados no simples nacional porém no mês passado (junho, comecei a prestar serviço para um cliente enquadrado no Lucro Presumido, pois trata-se de uma construtora, com os cnaes 4120-4/01 (principal) e 4211-1/01 e 4212-0/00 (secundários). As minhas perguntas são:

Qual são os tributos e alíquotas a serem recolhidos por essa empresa?
Ele emiti notas fiscais de serviços e nf de venda de concreto (NCM 38160099), ele está enquadrado na apuração do ICMS estimativa simplificada em meu Estado MT, como proceder o cálculo do ICMS dentro e fora do Estado?

O Contador anterior não me passou nada da movimentação desse cliente e como esse é o primeiro mês que faço o fechamento dele, eu estou meio perdida.

Amigos me ajudem, por favor.

Se tiver alguém de Mato Grosso, melhor ainda para me ajudar com relação ao ICMS.

Aguardo.

Philip Rangel de O. Souza

Philip Rangel de O. Souza

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 11 anos Quarta-Feira | 3 julho 2013 | 11:06

No lucro presumido:

PIS 0,65%
COFINS 3%

TRIMESTRAL
CSLL 2,88%
IRPJ 3,3% ---- OLHAR SE TEM REDUÇÃO DE ALIQUOTA CONSTRUTORA

SE É PRESTADORA DE SERVIÇOS

ISS 3% ----- ver aliquota da atividade em seu municipio. Entrar em contato com a prefeitura.

Declarações:

DCTF MENSAL.... vide datas no calendário receita.
DACON (lucro presumido não há mais necessidade)
DIPJ (anual, no caso dela no próximo ano, com a entrada do SPED IRPJ em 2014 deve de ser ele. Aguardando obrigatoriedade)

EFD CONTRIBUIÇÕES ---deve ser enviado mensal

Sobre as notas:

Você deve olhar no RICMS de seu estado se o produto é ST ou não. Se não for é a aliquota multiplicado pelo total das vendas. Interno.
Caso interestadual, você deverá calcular a diferença. E se for uso e consumo e ativo imobilizado a diferença de aliquota.

O ICMS na emissão deve destacar na nota. Eu não sou do MT, mas isso você pode entrar em contato com a AF de seu municipio que eles te informam.

espero ter ajudado um pouco.

laura michelle marques da silva

Laura Michelle Marques da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 3 julho 2013 | 11:14

Obrigada Philip foi de grande ajuda...vou fazer uma consulta tributária no meu Estado para o NCM em referência.

Abraços...

o PIS e COFINS é mensal né? e como procede o cálculo do CSLL e IR, supondo que ele tenha vendido R$ 100.000,00 mês passado? só para entender se meu sistema está calculando certo...

aguardo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.