x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 775

Crédito do IPI

Laureli Teixeira Neves

Laureli Teixeira Neves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 24 julho 2013 | 12:11

Estou com a seguinte dúvida. A empresa comprou insumos para industrialização de uma empresa comercial ME, não atacadista, mas não optante pelo simples nacional.
Eu devo me creditar dos 50% do valor da nota fiscal para o IPI como diz o art.125 do RIPI, ou pelo fato dele não ser atacadista não deverei tomar esse crédito?

Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 24 julho 2013 | 12:47

Laureli,

Os estabelecimentos industriais, e os que lhes são equiparados, poderão, creditar-se do imposto relativo a matéria-prima, produto intermediário e material de embalagem, adquiridos de comerciante atacadista não contribuinte, calculado pelo adquirente, mediante aplicação da alíquota a que estiver sujeito o produto, sobre cinquenta por cento do seu valor, constante da respectiva nota fiscal.

Nas aquisições de comerciantes varejistas, não há em que se falar em crédito de IPI.

Att.
Adalberto

Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266
Consultor Especial

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 25 julho 2013 | 14:47

Evandro,

Veja o que dispõe o Art. 14 do RIPI/2010, o qual transcrevo abaixo.

Art. 14. Para os efeitos deste Regulamento, consideram-se (Lei nº 4.502, de 1964, art. 4º, § 1º, e Decreto-Lei nº 34, de 1966, art. 2º, alteração 1a):

I - estabelecimento comercial atacadista, o que efetuar vendas:

a) de bens de produção, exceto a particulares em quantidade que não exceda a normalmente destinada ao seu próprio uso;

b) de bens de consumo, em quantidade superior àquela normalmente destinada a uso próprio do adquirente; e

c) a revendedores; e

II - estabelecimento comercial varejista, o que efetuar vendas diretas a consumidor, ainda que realize vendas por atacado esporadicamente, considerando-se esporádicas as vendas por atacado quando, no mesmo semestre civil, o seu valor não exceder a vinte por cento do total das vendas realizadas.

...

Em relação as aquisições de matérias-primas, produtos intermediários e materiais de embalagem utilizados no processo de industrialização, de comerciantes atacadistas optantes pelo simples nacional, a mesma fica vedada o crédito, conforme mencionado na Solução de Consulta do link abaixo.

Solução de Consulta 20/2011

Att.
Adalberto

Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.