x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 2.318

Tributação de mercado pelo lucro real

IVO IRINEU BERNARDO

Ivo Irineu Bernardo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 29 julho 2013 | 20:18

Boa noite colegas, uma empresa que tem suas atividades como mercado e açougue e com um faturamento de mais ou menos R$ 300.000,00 qual é a carga tributaria que ira incidir pelo lucro real e um comparativo com o lucro presumido, qual o regime que seria mais vantajoso para a empresa. Gratos

Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 30 julho 2013 | 07:24

Ivo,

Geralmente, os mercados/supermercados são tributados na forma do Lucro Real, mas deve-se fazer um comparativo.

Qual será a margem de lucro? Sendo que no Lucro Real o IRPJ e a CSLL, será tributado sobre o lucro da empresa, e no Lucro Presumido será tributado sobre uma presunção do faturamento, ou seja, BC. 8% e 12% para o IRPJ e CSLL respectivamente.

Tratando-se do PIS e COFINS, se for Lucro Real enquadra-se no regime não-cumulativo, ou seja, será tributado na forma de débito e crédito, nas alíquotas de 7,60% e 1,65% de Cofins e Pis respectivamente, no Lucro Presumido, será do regime cumulativo, ou seja, tributado nas alíquotas de 3% e 0,65% de Cofins e Pis respectivamente, sobre o faturamento.

Lembrando que, neste tipo de comércio, existem várias mercadorias com tributação monofásica e tributadas à alíquota zero do pis e cofins, portanto, atentar-se para tal fato.

Att.
Adalberto

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266
Gil Santana

Gil Santana

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a)
há 11 anos Terça-Feira | 30 julho 2013 | 07:43

Bom dia Ivo,


Como o amigo Adalberto bem frisou, tem que fazer uma analise desse mercado para ver qual regime será mais vantajoso. Em nosso escritório todos os mercados com faturamento considerável são optantes pelo lucro real, principalmente no que diz respeito ao PIS/COFINS por ser não cumulativo, a carga tributaria bem mais baixa que no presumido.

Um vencedor vislumbra uma resposta
para cada problema
Um perdedor vê todos os problemas,
sem Resposta

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.